The role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Ricardo José de-
Autor(es): dc.contributorpsi.suzanegarcia@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorSantana, Suzane Garcia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:26:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:26:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883327-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023.-
Descrição: dc.descriptionConstruir representações cardinais e ordinais é crucial para desenvolver uma compreensão completa dos números nos primeiros anos de educação. Uma questão em aberto é se, e em caso afirmativo, como essas duas representações estão envolvidas em cálculos aritméticos em crianças. Pesquisas anteriores indicam uma mudança no curso do desenvolvimento dessas representações, com a cardinalidade sendo responsável pelas habilidades aritméticas das crianças mais novas, e a ordinalidade desempenhando um papel apenas após a primeira ou a segunda série. Aqui abordamos essa questão investigando representações cardinais e ordinais dos números em uma amostra de crianças em idade pré-escolar de escolas públicas da cidade de Brasília. Nossos resultados indicam que o conhecimento da ordinalidade numérica está associado às habilidades de adição de pré-escolares, mesmo após controlar a inteligência fluida e as habilidades verbais. Além disso, descobrimos que as representações ordinais mediam o efeito amplamente relatado da cardinalidade na adição simples. O presente estudo fornece evidências de que já na pré-escola as representações ordinais desempenham um papel na aritmética básica.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionBuilding cardinal and ordinal representations is crucial for developing a full understanding of number in the first years of education. One open question is whether, and if so, how, these two representations are involved in arithmetic computations in children. Previous research indicates a shift in the developmental course of these representations, with cardinilaty being responsible for arithmetic skills of younger children, and ordinality playing a role only after first or second grades. Here we addressed this issue by investigating cardinal and ordinal representations of number in a sample of preschool children from two public schools located in the inner city of Brasília. Our results indicate that knowledge of numerical ordinality is associated with preschooler’s addition skills even after controlling fluid intelligence and verbal skills. Moreover, we found that ordinal representations mediate the widely-reported effect of cardinality on simple addition. The present study provides evidence that already in preschool ordinal representations already have a role in basic arithmetic.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPré-escolares-
Palavras-chave: dc.subjectOperações aritméticas-
Título: dc.titleThe role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers-
Título: dc.titleO papel da ordinalidade numérica na aritmética básica de pré-escolares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.