Uma estética do virtuosismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas

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Autor(es): dc.contributorCaixeta, Ana Paula Aparecida-
Autor(es): dc.creatorFrança, Nariella Alves Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:26:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:26:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50589-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883299-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação debruça-se sobre o tema Uma Estética do Virtuosismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas. O texto propõe uma reflexão a respeito da estratégia adotada pelo narrador do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (2014), do escritor Machado de Assis, ao apresentar personagens com atitudes que trazem duas faces. Uma face volta-se para a sociedade em que vivem, demonstrando atitudes aparentemente éticas e virtuosas. A outra face é exposta ao leitor, por meio de um narrador-defunto, evidenciando que as atitudes desses personagens não são virtuosas e éticas como aparentam, mas que possuem como intuito alcançar a glória pública. Nesse sentido, a obra revela um jogo entre o ético e o estético, visto que a narrativa mostra como os personagens realmente são, quais as motivações de suas atitudes e o que demonstram para as pessoas. O amor da glória pública e a intertextualidade bíblica são elementos estéticos utilizados nesse jogo estabelecido pelo narrador e causam esse efeito de contraposição entre aquilo que é ético e o que é apenas estético na vida desses personagens. Para tanto, o trabalho ancora-se na teoria Epistemologia do Romance e traz reflexões a partir da leitura dos livros A Racionalidade Estética (1991), de Jayme Paviani; Verbetes da Epistemologia do Romance, volumes I e II (2019; 2021), elaborados pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Romance; Textos Básicos de Ética: De Platão a Foucault (2007), de Danilo Marcondes; O que é Estética? (1999), de Marc Jimenez; A Arte do Romance (2009), de Milan Kundera; e Crítica da Razão Prática (2017), de Immanuel Kant.-
Descrição: dc.descriptionIn this thesis I address the theme titled An Aesthetics of Virtuosity in The Posthumous Memoirs of Brás Cubas. I propose a reflection on the strategy adopted by the narrator of the romance The Posthumous Memoirs of Brás Cubas, by the Brazilian writer Machado de Assis, when he presents the characters with attitudes that have two faces. One face turns towards the society in which they live, demonstrating apparently ethical and virtuous attitudes. The other face is exposed to the reader, through a deceased narrator, showing that the attitudes of these characters are not virtuous and ethical as they appear, but that they aim to achieve public glory. In this sense, the work reveals a game between the ethical and the aesthetic, as the narrative shows what the characters really are like, what are the motivations for their attitudes and what they demonstrate to people. The love of public glory and biblical intertextuality are aesthetic elements used in this game established by the narrator and cause this effect of contrast between what is ethical and what is merely aesthetic in the lives of these characters. So that, in this thesis I expose some reflections based on the Epistemology of Romance’s theory, and on reading of the books A Racionalidade Estética (1991), by Jayme Paviani; Verbetes da Epistemologia do Romance, volumes I and II (2019; 2021), whose authors are members of the Brazilian Research Group called Epistemology of Romance; Textos Básicos de Ética: De Platão a Foucault (2007), by Danilo Marcondes; O que é Estética? (1999), by Marc Jimenez; A Arte do Romance (2009), by Milan Kundera; and Crítica da Razão Prática (2017), by Immanuel Kant.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia do Romance-
Palavras-chave: dc.subjectEstética literária-
Palavras-chave: dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908 - crítica e interpretação-
Título: dc.titleUma estética do virtuosismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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