Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Maria Beatriz de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Diego Azambuja de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:26:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:26:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883249 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidadea de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2011. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação propõe um conjunto de elementos teóricos para a análise crítica das confluências entre a arte, antropofagia, política e o desenvolvimento e incorporação colaborativa das tecnologias na práxis e no pensamento de ciber bárbaros tecnizados e tecnologizados. O estudo do tema parte da revisão de algumas das abordagens antecedentes efetuadas, sobretudo, no campo da produção artística, da estética e da comunicação. A pesquisa inclui a realização de um estudo de caso localizado no contexto brasileiro: a Associação Teat(r)al Oficina Uzyna Uzona. Os resultados apresentados se desdobram em torno da ideia de tecnofagia, adotada como definição de toda prática de produção da diferença e devorações na tecnologia, pela tecnologia e entre técnicas e tecnologias. Seguindo essa perspectiva, os valores estéticos e éticos são conjugados na argumentação poética sobre o estabelecimento da condição de estratégias fágicas e tecnofágicas da arte, decorrente de suas propostas conceituais, da convergência entre mídias e das facilidades de recombinação e transcodificação na criação de aparatos tecnolóRgicos e tecnolÓrficos amparados pela linguagem analógica e digital. Essas estratégias fágicas e tecnofágicas são tomadas como processo contínuo de subjetivação antropofágica influenciado pelas possibilidades de participação, divergência e convergência na incorporação tanto dos conteúdos artísticos, quanto das regras de operatividade de seus meios de registro, acesso e processamento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This monograph considers a set of theoretical elements dedicated to the critical analysis of the confluences between art, anthropophagi, politics and the collaborative development and absorption of technologies in practice and thought of cyber technologic and techno barbarians. The subject treatment derives from the revision of some of its previous approaches achieved, mainly in the field of artistic production, aesthetics and communication studies. Moreover, the research includes a case study that have been identified in Brazil: The Associação Teat(r)al Oficina Uzyna Uzona. Results presented unfold around technophagy concept, adopted as a definition of any act of difference production and incorporation in technology and through technology and between techniques and technology. Following this perspective, aesthetic and ethical values are conjugated in the poetic argumentation on the institution of art technological the anthropophagic and technophagic strategies condition, brought about by its conceptual proposals, media hybridism and the usability of tools for recombination and transcoding supported by digital and analogical language building apparatus TechnoloRgic and technolÓrphics. This phagic and technophagic strategies are taken as a continuous process of anthropophagic subjectivation, arranged according to the conditions of participation, divergence and convergence in artistic contents incorporation, as well as in operativity rules transformation of its register, access and processing procedures. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatros - cenografia e cenários | - |
Título: dc.title | Oswaldiar as tecnologias : a macumba antropófaga como manifesto da ciber-bárbárie tecnizada pela Associação Teat(r)al Oficina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: