Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Antenor Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Victor de Oliveira e Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:26:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:26:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883157 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como proposta uma reflexão sobre a música, a fruição musical e seus efeitos naquele que escuta, tentando explorar as possíveis relações entre a análise musical e a teoria psicanalítica na tentativa de aproximar aquilo que se pode denotar de uma estrutura musical a partir da partitura e a subjetividade que permeia tanto o ato da criação quanto de escuta. Para dimensionamento da amplitude do fenômeno da musicalidade, inicialmente retomam-se variadas perspectivas, da semiologia à estética, para apresentar e balizar a discussão sobre os efeitos da escuta, como a música pode causar. Recorre-se à proposta dos listening-subjects (SCHWARZ, 1993), ancorada nas noções de espelho acústico e envelope sonoro, para pensarmos as relações entre ser e o som, o sujeito e a música. A partir de SMITH (2008) e a noção de musical drives, discute-se as características da harmonia desde as perspectivas pulsionais freudiana e lacaniana, e a proposta da estrutura musical enquanto organizada a partir de uma falta. Por fim, tendo por base SEKEFF (2009) explora-se a semelhança estrutural entre discurso musical e as produções fantasísticas e de linguagem, como o chiste e o sonho, abordando a possibilidade de que a escuta e a própria musicalidade se ancorem em operações simbólicas para causar naquele que escuta, a partir da criação ou alteração de sentido como efeito poético de um manejo de composição. | - |
Descrição: dc.description | The present research proposes a reflection about music, musical fruition and its effects on who’s listening, exploring the possible relations between musical analysis and psychoanalytical theory, trying to approximate denotable score aspects of a musical structure and the subjectivity found both in creating and listening. In order to measure the amplitude of musicality’s phenomenon, initially several perspectives are taken, from semiology to aesthetics, to present and discuss listening effects, how music could cause anything. With the listening-subjects (SCHWARZ, 1993), based on the notions acoustic mirror and sonorous envelope, its possible to approach the relations between being and sound, subject and music. With SMITH (2008), the harmonic characters are observed from a freud-lacanian point of view, and the proposition of the musical structure whilst organized by lack. Then, based on SEKEFF (2009) the structural similarities between musical discourse and fantasistic productions are discussed, approaching the possibility that musicality may anchor in symbolic operations to cause who’s listening by creating or alternating any given sense, as a compositional management poetic effect. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - análise, apreciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Título: dc.title | Musicalidade e subjetividade : tangências im-possíveis entre a análise musical e a psicanálise | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: