
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Cristhian Teófilo da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:26:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:26:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17422 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883135 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo busca abordar o tema da “identificação étnica” de populações indígenas de baixa distintividade sociocultural e o potencial teórico de etnografias voltadas para as mesmas em contraste com outras situações interétnicas. Seu objetivo reside na necessidade de rever e explicitar parâmetros antropológicos sobre a “identificação étnica” como objeto de estudo ao invés de atividade técnica ou científica. Serão discutidas definições sobre o que se entende atualmente por “grupo étnico”, “identidade étnica”, “manipulação de identidades”, “identificação étnica” e “territorialização” como noções úteis a uma antropologia das relações interétnicas nas áreas de fronteira. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Revista de Estudos e Pesquisas (Fundação Nacional do Índio) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | © 2004 FUNAI Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. Fonte: http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/cogedi/pdf/Revista-Estudos-e-Pesquisas/revista_estudos_pesquisas_v2_n1/3.%20Identificacao_etnica_territorializacao%20e%20fronteiras.pdf. Acesso em: 19 dez. 2014. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - etnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa antropológica | - |
| Título: dc.title | Identificação étnica, territorialização e fronteiras : a perenidade das identidades indígenas como objeto de investigação antropológica e a ação indigenista | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: