Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteinke, Ercília Torres-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rafael Furtado da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:26:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:26:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883100-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo analisar a abordagem dos conteúdos referentes às dinâmicas climáticas na aula de Geografia em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental e em duas turmas – primeiro e segundo ano – do Ensino Médio, com professores de Geografia de duas escolas públicas do Distrito Federal, que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A pesquisa se deu no âmbito da Geografia Escolar, a fim de contribuir para o avanço do ensino de Climatologia durante o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa com viés de valorização da subjetividade e peculiaridade implícita às pesquisas na área da educação. As técnicas escolhidas para a produção das informações empíricas foram: a observação sistemática das aulas de Geografia de uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental e de duas turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Médio; e as entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia das instituições analisadas. Para a análise das informações construídas nas investigações empíricas, fez-se uso da análise de conteúdo, a fim de alcançar um rigor necessário para o tipo de pesquisa em questão. Também se deu uma análise de trabalhos na área do ensino de Climatologia, mais especificamente, de artigos publicados nos anais do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica do período 2014-2016, buscando verificar a vinculação desses com as discussões realizada no âmbito da Geografia Escolar, em prol da contextualização da reflexão aqui produzida. Foi possível verificar que grande parte dos trabalhos publicados no Simpósio supramencionado não apresentam uma aproximação das teorias debatidas no âmbito da Geografia Escolar. Tais artigos também negligenciaram uma discussão teórica que embasasse o ensino da Climatologia na Educação Básica. No que tange às pesquisas realizadas no ambiente escolar, foi possível verificar que: a Climatologia trabalhada pelos docentes se mostrou muito descritiva, decorativa e conceitual; os professores não lograram trabalhar o clima com a intenção de construir um raciocínio geográfico; e não houve aproximação desse ramo da Geografia com a realidade dos estudantes. Conclui-se pela existência de certo distanciamento entre as teorias acadêmicas voltadas ao ensino de Geografia e a realidade da disciplina na Educação Básica, sendo cada vez mais necessário ressignificar a licenciatura desse componente curricular, a fim de amenizar o abismo existente entre a Geografia Escolar e seu curso de Bacharelado.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThe present study had the objective of analyzing the modus operandi of the approach of the contents related to the climatic dynamics in the Geography class, in a class of the sixth year of Elementary School and in two classes – first and second year – of High School, with teachers of Geography of two public schools of the Federal District, which participated in the Institutional Scholarship Initiative Program. The research was carried out within the framework of School Geography, in order to contribute to the advancement of the teaching of Climatology during the process of teaching and learning in basic education. For that, we chose a qualitative research with bias of valuation of the subjectivity and implicit peculiarity to the researches in the area of the education. The techniques chosen for the production of the empirical information were: the systematic observation of the Geography classes of a class of the sixth year of elementary school and two classes of first and second year of high school; and the semistructured interviews with teachers of Geography of the analyzed institutions. For the analysis of the information constructed in the empirical investigations, it was made use of the content analysis, in order to reach a necessary rigor for the type of research in question. An analysis of works in the area of Climatology teaching was also given, specifically, articles published in the annals of the Brazilian Symposium on Geographical Climatology of the period 2014-2016, seeking to verify the linkage of these with the discussions carried out within the scope of School Geography, in the contextualization of the reflection produced here. In the meantime, it was possible to verify that a great part of the works published in the Symposium above do not present an approximation of the theories debated in the scope of the School Geography. These articles also neglected a theoretical discussion that underlies the teaching of Climatology in Basic Education. Regarding the research carried out in the school environment, it was possible to verify that: Climatology worked by the teachers were very descriptive, decorative and conceptual; the teachers failed to work the climate with the intention of constructing a geographical reasoning; and, there was no approximation of this branch of Geography with the reality of the students. It is concluded that there is a certain distance between the academic theories geography teaching and the reality of the discipline in Basic Education, being more and more necessary to redefine the degree of this curricular component, in order to soften the existing gap between School Geography and his Bachelor's degree.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectClimatologia geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleAbordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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