Fatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndrade, Josemberg Moura de-
Autor(es): dc.creatorLaros, Jacob Arie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:26:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:26:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26957-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000100005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883075-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo visou construir um modelo de desempenho escolar utilizando análise multinível, um tipo de regressão múltipla que leva em consideração a estrutura hierárquica dos dados. Foram considerados os dados do SAEB de 2001, especificamente os referentes aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Depois de controlar o efeito das variáveis de seletividade e composição escolar verificou-se uma correlação intraclasse de 0,17. Isso significa que 17% da variância no desempenho escolar podem ser atribuídos ao nível da escola. No modelo multinível final foram incluídas sete variáveis referentes ao aluno e nove variáveis referentes à escola. As variáveis com efeito mais forte concernentes ao aluno foram: atraso escolar e comparação do aluno com os colegas. Quanto à escola foram: recursos culturais agregado e atraso escolar agregado. Espera-se que o modelo final seja utilizado para a elaboração de políticas públicas visando o melhoramento do sistema educacional brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to construct a model of student performance using multilevel analysis, a type of multiple regression that takes into consideration the hierarchical structure of the data. The study used the data of the third grade students of secondary school who participated in the SAEB 2001 assessment. After controlling the effect of the variables of selectivity and school composition, an intraclass correlation of 0.17 was found, indicating that 17% of the variance in student performance can be attributed to the school level. In the final multilevel model seven variables of student level and nine variables of school level were included. The variables with the strongest effect on student level were: school delay and comparison of the student with his colleagues. On school level these variables were: aggregated cultural resources and aggregated school delay. The final model elaborated in this study will hopefully be used to elaborate public policies with a view to improve the Brazilian educational system.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ptp/a/yRZ9Jqbv6zjFKqCj3LDvJRr/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de regressão-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)-
Título: dc.titleFatores associados ao desempenho escolar : estudo multinível com dados do SAEB/2001-
Título: dc.titleFactors associated with school performance : a multilevel study with data of SAEB/2001-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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