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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rocha Neto, João Mendes da | - |
Autor(es): dc.creator | Bucker, Isabela Arantes de Melo Veloso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:26:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:26:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882935 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | - |
Descrição: dc.description | A avaliação inadequada ou a ausência de gestão de risco tornam-se uma notável fonte de risco para os projetos, sendo tal circunstância verificada quando se analisa a partilha e otimização da transferência de riscos entre um determinado agente público e um agente privado nos contratos públicos de fornecimento de infraestrutura. Em obras públicas de infraestrutura acabam existindo ocorrências (riscos) que podem refletir em um aumento de custos, causando impacto na gestão de recursos públicos. Os custos modificam-se, ou seja, variam ao longo do ciclo de vida do projeto, desde a fase de planejamento até a execução final devido a diferentes fatores. A variação de custos também pode ser denominada custo excedente ou custo adicional, sendo a diferença entre custos reais e custos estimados. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os riscos que influenciam no custo de obras públicas de infraestrutura rodoviárias contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, sob o regime diferenciado de contratação integrada. Quanto aos fins, a presente pesquisa é considerada exploratória e descritiva e quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, documental e estudo de caso. Teve-se como resultados a compreensão do processo de análise de contratações integradas no DNIT, a identificação dos riscos mais recorrentes na etapa pré-licitatória e na etapa de execução contratual, com a análise descritiva da amostra de todos os contratos efetivados na Autarquia durante os anos de 2011 a 2023, com a construção de uma matriz de criticidade (probabilidade e impacto) considerando as ocorrências (riscos) que mais influenciam na variação de custos dos empreendimentos e apresentação de uma Estrutura Analítica de Riscos EAR, com a relação dos riscos vinculados a cada uma das 9 categorias hierarquizadas, tendo como destaque a categoria projetos. | - |
Descrição: dc.description | Inadequate assessment or lack of risk management become a notable source of risk for projects, and this circumstance is verified when analyzing the sharing and optimization of risk transfer between a given public agent and a private agent in public contracts. infrastructure provision. In public infrastructure works, there are occurrences (risks) that can result in an increase in costs, causing an impact on the management of public resources. Costs change, that is, they vary throughout the project life cycle, from the planning phase to final execution due to different factors. Cost variation can also be called excess cost or additional cost, being the difference between actual costs and estimated costs. Therefore, the present study aims to analyze the risks that influence the cost of public road infrastructure works contracted by the National Department of Transport Infrastructure - DNIT, under the differentiated regime of integrated contracting. As for the purposes, this research is considered exploratory and descriptive and as for the means, the research is bibliographic, documentary and case study. The results were the understanding of the process of analyzing contracts integrated in the DNIT, the identification of the most recurring risks in the pre-bidding stage and in the contractual execution stage, with the descriptive analysis of the sample of all contracts carried out in the Autarchy during the years from 2011 to 2023, with the construction of a criticality matrix (probability and impact) considering the occurrences (risks) that most influence the variation in project costs and presentation of an EAR Risk Analytical Structure, with the list of linked risks to each of the 9 hierarchical categories, with the projects category as the highlight. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obras públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obras públicas - orçamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de riscos | - |
Título: dc.title | Análise das contratações integradas de obras públicas sob a perspectica da gestão de riscos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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