Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Olgamir Francisco de | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Jarbas Magno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:25:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:25:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9443 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882768 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | - |
Descrição: dc.description | Esse estudo tem por finalidade investigar e discutir a adequação do modelo pedagógico utilizado na formação profissional do Técnico em agropecuária do IFMSCNA, para atender às demandas de formação profissional do Arranjo Produtivo Local, conforme preconiza a atual política de expansão da educação profissional e tecnológica, no Brasil. O Modelo Pedagógico, Sistema Escola Fazenda (SEF) é referência na organização curricular e metodológica do referido Instituto, por isso, faz-se necessário resgatar, além da concepção do modelo em termos curriculares e metodológicos, sua trajetória no âmbito do ensino técnico agrícola no Brasil. O IFMS-CNA está sediado no município de Nova Andradina localizado na região Leste do estado do Mato Grosso do Sul, tem seu PIB apoiado principalmente em atividades agropecuárias. Apresenta estrutura fundiária, clássica dos latifúndios, demonstrando a acumulação do capital, através de propriedades com área acima de mil hectares que representam mais de 46% do total das áreas do município, apontando o APL, para a cadeia produtiva da carne e atividade sucroalcooleira. Pela proposta da Política Pública de Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, evidencia-se como estratégia o desenvolvimento territorial com um forte apelo na inclusão social. Assim analisar a reformulação do modelo pedagógico adotado pelo IFMS-CNA, no curso de educação profissional técnica de nível médio integrado em agropecuária, contribui no entendimento das ações da Política Pública de Expansão da Rede Federal no ensino Profissional para o atendimento às novas e diversificadas demandas do mercado de trabalho no APL. A pesquisa demonstrou que o curso de educação profissional técnica de nível médio integrado em agropecuária do IFMS-CNA, busca proporcionar aos estudantes uma formação profissional integrada, significativa e consequentemente instrumentalizá-los para melhoria da realidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study has a purpose to investigate and discuss the adapted pedagogical model used in the professional formation of an agriculture technician at the IFMS-CNA (Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Nucleus Nova Andradina), to attend the demands of the professional formation of the Local Productive Arrangement (LPA), according to the present policy of professional and technological education expansion in Brazil. The Pedagogical Model, Farm School System (SEF) is a referential in the curriculum organization and methodological of the related institute, therefore is necessary to rescue, beyond the creation of the model in curriculum and methodological terms, its trajectory in the scope of the agricultural technical course in Brazil. The IFMS-CNA is located in Nova Andradina municipal district, in the eastern region of Mato Grosso do Sul state, has its GDP (Gross Domestic Product) sustained by agricultural activities. The region is formed of large agricultural estates, a classical latifundiu structure, demonstrating an accumulation of capital with property areas above one thousand hectares which represent more than 46% (forty-six percent) of the total area of the municipal region, denoting the LPA with respect to the productive chain of meat and sugar cane activities. By the proposal made by the Public Policy of Expansion in the Professional and Technological Education Network, becomes evident as a strategy, the territorial development as a strong stimulus for social inclusion. Thus, to analyze the reformulation of the pedagogical model adopted by the IFMS-CNA, in the technical professional education course of integrated average level in agribusiness, adds to the understanding of the actions made by the Public Policy of Expansion in the Federal Professional Education Network to attend the new and diversified demands of the work market in the LPA. The research demonstrated that the technical professional education course of integrated average level in agribusiness in the IFMS-CNA, searches to provide the students a significant professional integrated formation and consequently equipping them to improve the social reality. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional - Mato Grosso do Sul (MS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino agrícola - currículos | - |
Título: dc.title | O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: