Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKafure Muñoz, Ivette-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Vivianne da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:25:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:25:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18803-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.18803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882766-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo de pesquisa consiste em identificar as estratégias de comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital no âmbito escolar infantil. Para que o mesmo fosse atingido na fase de pré-teste utilizou-se de observações assistemáticas de aulas no laboratório de informática no Colégio Santa Maria situado na cidade satélite de Santa Maria Distrito Federal, por dois dias durante três semanas no final do mês de maio e início de junho de 2014, com intuito de testar o método e validá-lo para coleta definitiva. Nesta etapa foram observadas turmas de educação infantil com crianças entre três e cinco anos de idade. Como resultado preliminar notou-se algumas reações emocionais por parte das crianças na interação com os jogos e entre elas. Observaram-se, também, alunos entre quatro e cinco anos da educação infantil do Colégio La Salle de Brasília durante duas segundas-feiras do mês de setembro. Neste as crianças utilizam jogos do smartkids selecionados pelo professor com propósito de aprenderem a formar palavras associadas com as figuras correspondentes e as pronúncias reforçando as aulas de português, no caso ou outros jogos quando a intenção de reforçar outra disciplina. Após a realização da atividade selecionada os alunos puderam jogar no site de jogos friv, porém com restrições há alguns jogos. Em maio de 2015 realizou-se a coleta final no Colégio La Salle de Brasília em uma turma de infantil IV. Em todas as observações as crianças interagem, hora com a “informação digital”, entre elas e o professor. Percebeu-se que as principais estratégias de comunicação e mediação da informação utilizadas são a disponibilização de vídeos, jogos e demais informações digitais lúdicas.-
Descrição: dc.descriptionThe research goal is to identify how the communication and mediation strategies between a child early childhood and digital information no infant school scope. So that it was reached in the pretest phase was used to unsystematic notes not computer lab classes without college located in Santa Maria city satellite Santa Maria Federal District, in two days during three weeks of may no definitive month home and june 2014, with the purpose of test method and validates it final paragraph collection. At this stage were observed childhood education classes with children between three and five years of age. as preliminary result was noted some emotional reactions by children in interaction with and between games them. They observed, also, students between four and five years of early childhood education from La Salle College of Brasilia, two mondays for month september. This how children use selected SmartKids hair teacher games with purpose to learn one forming words associated with figures such as correspondents and as reinforcing pronunciations portuguese classes, not if or other games when an intention to strengthen another discipline. After a realization of selected os activity students could play any site friv games, but with no restrictions some games. In may 2015 we held a final at La Salle College of Brasilia in a group of children infant IV. In all comments as children interact, time with one teacher and "digital information" between them. He was noticed que main strategies of communication and mediation of information used are the availability of videos, games and other recreational digital information.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectInformação digital-
Título: dc.titleComunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.