Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Raíza Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:25:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:25:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882738 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender de que forma duas mulheres, instrumentistas e professoras de música constroem suas Histórias de Vida com a música. Como objetivos específicos busquei elucidar suas estratégias e caminhos para criar espaços de empoderamento no campo; trazer a visão de si em seu reconhecimento como empoderadas profissionais da música; entrelaçar essa visão na alteridade de como se dá essa relação com o outro no processo de empoderamento no meio musical. Os conceitos operantes da pesquisa fundamentam principalmente o termo empoderamento e suas dimensões, trazendo também reflexões sobre a inter-relação entre música e gênero, discutindo a neutralidade da representação feminina na história da música e de que forma as mulheres passaram a ser pensadas como agentes históricos. Os pressupostos teórico-metodológicos se fundamentam na abordagem das Histórias de Vida, referencial este que, por meio da técnica de entrevista narrativa (auto)biográfica, sugere uma ressignificação do vivido por parte das colaboradoras, trazendo um novo sentido à sua historicidade. As análises indicam forte ligação entre o percurso formativo das colaboradoras e seus processos de empoderamento, sendo a busca por saberes e suas relações com ensino, aprendizagem e pesquisas no campo da música, seus principais meios de fortalecimento e (auto)reconhecimento neste meio. Os resultados apontam que o empoderamento se concretiza na percepção de si, na sensação de autoconfiança que se desdobra em falas e ações que multiplicam essa dinâmica nos grupos dos quais fazemos parte, mas que se reforça por meio da autorreflexão. Nessa perspectiva, a pesquisa (auto)biográfica se mostrou como um elemento que favorece esse processo por promover esses momentos de reflexão de suas trajetórias. | - |
Descrição: dc.description | This research had as general objective to understand how two women, instrumentalists and music teachers build their Life Stories with music. As specific objectives, I sought to elucidate their strategies and ways to create spaces for empowerment in the field; bring the vision of themselves in their recognition as empowered music professionals; intertwine this vision in the otherness of how this relationship with the other takes place in the process of empowerment in the musical environment. The operative concepts of the research mainly support the term empowerment and its dimensions, also bringing reflections on the interrelationship between music and gender, discussing the neutrality of female representation in the history of music and how women came to be thought of as historical agents. The theoretical-methodological assumptions are based on the approach of Life Stories, a reference that, through the (self)biographical narrative interview technique, suggests a re-signification of the experience by the collaborators, bringing a new meaning to their historicity. The analyzes indicate a strong link between the formative path of the collaborators and their empowerment processes, with the search for knowledge and its relationship with teaching, learning and research in the field of music being their main means of strengthening and (self)recognition in this environment. The results point out that empowerment takes place in the perception of oneself, in the feeling of self-confidence that unfolds in speeches and actions that multiply this dynamic in the groups we are part of, but which is reinforced through self-reflection. In this perspective, the (self)biographical research proved to be an element that favors this process by promoting these moments of reflection of their trajectories. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na música | - |
Palavras-chave: dc.subject | História de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrevista narrativa | - |
Título: dc.title | Histórias de vida de duas mulheres na música e suas narrativas de empoderamento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: