Ditadura e formação cidadã através da escola : um estudo comparativo do material didático escolar argentino e brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNegri, Camilo-
Autor(es): dc.creatorFelix, Isabella de Sá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882727-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA Justiça de Transição, conjunto de mecanismos utilizados para lidar com as violações de direitos humanos e crimes cometidos durante um Estado não democrático, é um processo contínuo que se inicia ao fim de um período ditatorial e que, nos casos das ditaduras mais recentes da América Latina, se estende até os dias atuais. Ancorada em eixos como memória, reparação e responsabilização (STUTZ E ALMEIDA, 2022), os efeitos da transição democrática se encontram em diversas esferas da sociedade, sendo uma delas o campo da educação. A partir da perspectiva de que um dos papéis fundamentais da educação, tanto no Brasil quanto na Argentina, é a preparação para a cidadania e a promoção dos valores democráticos, de quais maneiras é possível observar esses objetivos nos materiais pedagógicos de cada país? A pesquisa apresenta os resultados de uma investigação dos livros didáticos e documentos educacionais brasileiros e argentinos, se concentrando nos discursos apresentados, seja em capítulos ou tópicos, acerca das ditaduras militares. Os resultados evidenciaram distâncias consideráveis nas abordagens dos materiais dos dois países. Os capítulos teóricos abordam os eixos da Justiça de Transição e como eles se desenvolveram em cada país, enquanto os capítulos finais se concentram nas análises dos materiais como a Base Nacional Comum Curricular, os Núcleos de Aprendizaje Prioritarios e os livros didáticos, que revelaram diferenças significativas nas abordagens discursivas. Concluiu-se que os livros brasileiros apresentam uma heterogeneidade nos discursos, muitos ocultando os agentes responsáveis pelos crimes contra a humanidade, enquanto os argentinos apresentam uma visão uniformemente crítica ao período militar.-
Descrição: dc.descriptionTransitional Justice, a set of mechanisms used to deal with human rights violations and crimes committed during a non-democratic State, is a continuous process that begins at the end of a dictatorial period and which, in the cases of the most recent dictatorships in America Latin, extends to the present day. Anchored in axes such as memory, reparation and accountability (STUTZ E ALMEIDA, 2022), the effects of the democratic transition are found in different spheres of society, one of which is the field of education. From the perspective that one of the fundamental roles of education, both in Brasil and in Argentina, is the preparation for citizenship and the promotion of democratic values, in what ways is it possible to observe these objectives in the pedagogical materials of each country? The research presents the results of an investigation of Brazilian and Argentine textbooks and educational documents, focusing on the discourses presented, whether in chapters or topics, about military dictatorships. The results showed considerable distances in the approaches to the materials of the two countries. The theoretical chapters address the axes of Transitional Justice and how they developed in each country, while the final chapters focus on the analysis of materials such as the Base Nacional Comum Curricular, Núcleos de Aprendizaje Prioritarios and textbooks, which revealed significant differences in discursive approaches. It was concluded that Brazilian books present a heterogeneity in the discourses, many hiding the agents responsible for crimes against humanity, while the Argentine ones present a uniformly critical view of the military period.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina - educação-
Título: dc.titleDitadura e formação cidadã através da escola : um estudo comparativo do material didático escolar argentino e brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.