Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Aldo Antonio de | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Andréia Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:25:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:25:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4232 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882680 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como eixo norteador os significados conferidos ao corpo pela Educação Física escolar a partir da relação professor/aluno para verificar a possibilidade de ressignificação. Objeto de estudo de vários campos do conhecimento, dentre eles a Educação Física, o corpo que será discutido pelo estudo pode estar sendo considerado de forma acrítica na prática pedagógica. Desse modo, como a Educação Física em âmbito escolar pode contribuir no processo de construção de novos significados de forma emancipatória? Para responder a esse questionamento foram utilizados elementos da pesquisa-ação, envolvendo 38 alunos, pertencentes à 8 série do Centro de Ensino Fundamental n.10, localizado na cidade-satélite Ceilândia DF, pertencente ao quadro da Secretaria de Educação do Distrito Federal, onde se conheceu os significados atribuídos ao corpo e buscou-se compreender como poderia ser a contribuição da Educação Física na ressignificação do corpo em uma perspectiva emancipatória, deixando de considerá-lo como simples arcabouço físico, passando a constituí-lo de forma totalizante. Com isso, a pesquisa pode proporcionar aos professores subsídios para a elaboração de intervenções pedagógicas respaldadas em valores críticos e comprometidos com a transformação dos paradigmas vigentes. As possibilidades de investigações sobre o corpo são inúmeras, portanto, as discussões não se esgotam aqui, mas deixam acesas as chamas para novas conquistas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research has as a guiding principle the body meanings conferred to physical education at school from teacher/student relationship in order to verify the possibility of resignification. The study object is at a variety of fields of scientific knowledge, among them, physical education, in which the body that will be discussed in this work can be considered in an uncritical view in the pedagogic practice. Thus, how physical education can contribute to the construction process of new meanings in an emancipative mode? To answer to this question were used action research elements, involving 38 students from the 8 grade of Centro de Ensino Fundamental 10 of Ceilândia/Distrito Federal, where it was find out the meanings attributed to the body and it was argued how could be the physical education contribution to the body resignification in an emancipative perspective, leaving out the notion that it is only a physical conceptual framework and, moreover, becoming a wholeness value. With this aim, the research can provide to teachers some points for the elaboration of pedagogical interventions based on critical values and committed to the transformation of the present paradigms. The investigation possibilities about the body are inumerous, therefore the discussions do not end up here, but they light up the flames to new conquests. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | O corpo na educação física escolar : significados e possibilidades de (Re)construção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: