Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Clarice da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Elisa Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:25:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:25:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47853 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882652 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A proposta artístico-pedagógica aqui apresentada exalta a importância da experiência autobiográfica como um método alternativo de atuação nos fazeres e nos estudos dos saberes manuais têxteis. A metodologia, nomeada como cartografia amadora, foi desenvolvida para reconhecer e afirmar o meu lugar enquanto sujeito integrante das tradições manuais têxteis e com a intenção de conectar os eixos de ensino, pesquisa e extensão em artes. Para tal finalidade, este estudo parte do marco teórico das obras de Luciana Loponte, no que tange às questões entre gênero, classe e educação; Ana Paula Simioni, para tramar as relações históricas entre arte e gênero no Brasil; Julia Bryan-Wilson, como referência na investigação das histórias do artesanato e das práticas colaborativas em países do continente americano. As atividades desenvolvidas foram ancoradas na manipulação de fios como dispositivo de provocação inventiva e sensibilização estética. Entre os anos de 2021 e 2022, esse processo pessoal e coletivo, que ocorreu em três locais distintos, foi acompanhado, sistematizado e descrito. Os desdobramentos guiados pelas referências teóricas e práticas compartilhadas através dos grupos de pesquisa “O sensível e as artes manuais têxteis”, do Instituto URDUME, foram aplicados no Grupo de Pesquisa e Extensão Teatro Ludos e readaptados para a realidade docente vivenciada na Escola Parque 210/211 Sul, em Brasília. O resultado desse processo gerou a ambientação cênica do espetáculo Bordados, uma produção que tem em sua materialidade a síntese testemunhal dos procedimentos pensados e desenvolvidos ao longo desse período. | - |
Descrição: dc.description | The artistic-pedagogical proposal presented here emphasizes the importance of autobiographical experience as an alternative method of engagement in the practices and studies of textile craftsmanship. The methodology, named amateur cartography, was developed to recognize and affirm my position as a participant in textile craft traditions and with the intention of connecting the axes of teaching, research, and extension in the arts. For this purpose, this study is based on the theoretical framework of the works of Luciana Loponte, regarding issues of gender, class, and education; Ana Paula Simioni, to weave the historical relationships between art and gender in Brazil; Julia Bryan-Wilson, as a reference in the investigation of craft histories and collaborative practices in countries across the Americas. The activities developed were anchored in the manipulation of threads as a device for inventive provocation and aesthetic sensitization. Between the years 2021 and 2022, this personal and collective process, which took place in three different locations, was monitored, systematized, and described. The developments guided by theoretical references and practices shared through the research groups "The Sensitive and Textile Manual Arts," from the URDUME Institute, were applied in the Research and Extension Group Teatro Ludos and adapted to the teaching reality experienced at the Escola Parque 210/211 Sul in Brasília. The result of this process generated the scenic setting of the play "Bordados" (Embroideries), a production that has in its materiality the testimonial synthesis of the procedures conceived and developed during this period. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte téxtil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências vivenciais | - |
Título: dc.title | Arte de fibra : tecendo experiências artístico-pedagógicas com fios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: