Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Susane Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Artur Nogueira Santos e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:25:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:25:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882640-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese apresenta uma análise do processo de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de fontes composto por três versões oficiais desse documento, publicadas entre os anos de 2015 e 2017, e pelas práticas discursivas de diversos sujeitos, entidades, instituições, movimentos e organizações brasileiras em torno de cada uma das versões. Na abordagem discursiva dessas fontes, atenta aos sentidos, concepções, embates, valores, interesses, demandas sociais e posicionamentos políticos, pedagógicos e epistêmicos que atravessaram os discursos sobre “o que”, “para que” e “como” ensinar história nas escolas brasileiras, buscou-se compreender e historicizar as relações de poder-saber que presidiram esse processo, bem como as condições de produção e os modos de funcionamento dos discursos que lhe fundamentaram. Na dinâmica de conformação da BNCC, observou-se a acomodação, ainda que com algumas fissuras, de um modelo de ensino de História bastante consolidado e amparado em discursos pedagógicos de teor neoliberal e tecnicista, mas também em pressupostos e discursos historiográficos eurocêntricos que mantêm uma tradição de seleção e organização quadripartite e cronológica/linear de acontecimentos históricos que tendem a fixar, de maneira limitada e pouco inclusiva, os sujeitos e espaços de relevância nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),-
Descrição: dc.descriptionThis thesis presents an analysis of the production process of the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) of History for the Final Years of Elementary School, based on a set of sources comprising three official versions of this document, published between the years 2015 and 2017, and the discursive practices of various Brazilian subjects, entities, institutions, movements and organizations around each of the versions. In the discursive approach of these sources, the focus is on the meanings, conceptions, conflicts, values, interests, social demands, and political, pedagogical, and epistemic positions that permeated the discourses regarding "what", "for what", and "how" to teach History in Brazilian schools, it was sought to understand and historicize the power-knowledge relations that presided over this process, and also the conditions of production and the modes of operation of the discourses that underpinned it. In the dynamic of configuration of the BNCC, it was observed the accommodation, albeit with some fissures, of a model of History teaching quite consolidated and supported by neoliberal and technicist pedagogical discourses, as well as by Eurocentric assumptions and historiographical discourses that maintain a tradition of quadripartite and chronological/linear selection and organization of historical events that tend to establish, in a limited and not very inclusive way, the subjects and spaces of relevance in the histories to be taught in Brazilian schools.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Brasil-
Título: dc.titleEnsino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.