A errância negra em dois filmes de Adirley Queirós

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Autor(es): dc.creatorMagalhães, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.creatorLima, Julia Moraes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:25:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:25:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42759-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-3004-404X-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2391-8378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882578-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é uma reflexão sobre a presença negra em Brasília a partir de dois filmes do cineasta Adirley Queirós: “A cidade é uma só? (2013) e Branco Sai Preto Fica (2015). Por meio do deslocamento das personagens em cena,tenta-se identificar os índices deassimetria e desigualdade presentes nacidade, focalizando as contradições que assinalam a experiência da população negra.Do ponto de vista teórico, recorremos ao pensamento de Edouard Glissant sobre a errância negra e os exílios forçados que configuram a forma social moderna. Nas cidades, estes exílios repercutem em ações urbanísticas que vão da promulgação de leis às remoções forçadas, como aquela tematizadanos filmes aqui em questão.Com isso, espera-se contribuir para refletir sobre um tema que muitas vezes é abordado sem que se considere as dimensões étnico-raciais.-
Descrição: dc.descriptionThis article is a meditation on the black presence in Brasília based on two films by filmmaker Adirley Queirós: “A Cidade é uma só?(2013)”and”Branco Sai Preto Fica”(2015).Through the displacement of the characters on space, an attempt is made to identify the indices of asymmetry and inequality present in the city, focusing on the contradictions that mark the experience of the black population. From a theoretical point of view, we resort to Edouard Glissant's thought about black wandering and forced exiles that shape the modern social form. In the cities, this situation has repercussions on urban actions ranging from the enactment of laws to forced evictions, such as the ones occurred in the films discussedhere. Thus, it is expected to contribute to reflect on a theme that is often approached without considering the ethnic-racial dimensions.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e História (FAU THA)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectNegros no espaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectExílio-
Palavras-chave: dc.subjectGlissant, Edouard-
Palavras-chave: dc.subjectQueirós, Adirley-
Palavras-chave: dc.subjectCeilândia (DF)-
Título: dc.titleA errância negra em dois filmes de Adirley Queirós-
Título: dc.titleThe black wandering in two films by Adirley Queirós-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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