Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Edilene Teixeira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882424 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo abordar as questões que envolvem o Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar, a partir da leitura que fazemos da obra de Nietzsche e Derrida, especificamente dos conceitos de Tradução, Diferença e Acontecimento. Para tanto, a pesquisa adotou a Otobiografia e a análise documental com enfoque qualitativo como percursos metodológicos. Optou-se pelo modelo de Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC) organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, três artigos, um produto técnico e considerações finais. Os resultados alcançados até aqui apontam para a importância de a escola buscar caminhos singulares, que extrapolem protocolos e que sejam dotados de potência criadora capaz de inibir práticas medicalizantes. Assim, enfatiza a necessidades de se pensar sobre o estudante em suas diferentes formas de viver, aprender, ser e estar no mundo, como sinal de uma educação efetivamente inclusiva, para além do diagnóstico. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos psiquiátricos - diagnóstico | - |
Título: dc.title | O TDAH no espaço escolar: um estudo sobre os percursos do diagnóstico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: