Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Nivalda Assunção de | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Leonardo Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882373 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Construída a partir de uma poética artística verbovisual, a presente tese levanta os questionamentos centrais surgidos na confluência entre a prática e a reflexão teórica. Os trabalhos artísticos aqui apresentados se inscrevem no campo interartes das relações entre palavra e imagem. Às questões processuais das linguagens da colagem, da montagem e da instalação, somam-se as problemáticas conceituais e históricas dos procedimentos da apropriação, da citação, da repetição e, especialmente, da hibridização entre o visual e o verbal. As investigações desta pesquisa se concentraram, em trânsito prático-teórico, nas implicações de se pensar o fragmento, na presença da narrativa literária em trabalhos artísticos, nas características plásticas e discursivas do material impresso, na relevância do ato de ler aliado ao contemplar, bem como nas transações entre as esferas do tempo e do espaço na arte contemporânea. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Established from a verbal/visual body of artworks, the present doctoral thesis raises central questions that emerged in the confluence between artistic practice and theoretical reflection. The artworks presented here are affiliated to the interart field of word and image studies. In addition to the procedural issues of the artistic languages of collage, montage and installation, the conceptual and historical problems of procedures such as appropriation, citation, repetition and, especially, the hybridization between the visual and the verbal are investigated. The focus of this research, in practical-theoretical transit, is placed on the implications of the notion of fragment, the presence of the literary narrative in artworks, the plastic and discursive characteristics of printed material, the relevance of the act of reading in alliance to contemplation, as well as in transactions between the spheres of time and space in contemporary art. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poéticas artísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poéticas contemporâneas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas artísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apropriação - arte | - |
Título: dc.title | Ver e ler : relações entre palavra e imagem em uma poética interartes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: