Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Nara Cristina Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Serrano, André Luiz Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Matias-Pereira, José | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Emelle Rodrigues Novais | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Abimael de Jesus Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48396 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://doi.org/10.7769/gesec.v15i2.3435 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9938-1071 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-5182-0496 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6320-026X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0009-7691-5403 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0404-701X | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882361 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa pretende identificar a relação existente entre absenteísmo e eficiência no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES’s). Para tanto, o estudo utilizou a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA). Na execução desse método desconsideramos o absenteísmo (variável interesse), no primeiro momento, que resultou em 15 IFES’s como destaque em benchmark e, em seguida, ao considerando o efeito da variável absenteísmo o resultado alterou-se, pois das 15 instituições identificadas inicialmente como referência, apenas 2 delas permaneceram como destaque. Sendo assim, os resultados permitem concluir que o absenteísmo afeta negativamente na eficiência das instituições de educação superior do setor público. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to identify the relationship between absenteeism and efficiency in the context of Federal Institutions of Higher Education (IFES). To do so, the study made use of the Data Wrap Analysis (DEA) methodology. In carrying out this method, we disregarded absenteeism (variable interest), at first, which resulted in 15 IFES as a highlight in the benchmark, and then, considering the effect of the absenteeism variable, the result changed, because of the 15 institutions initially identified as a reference, only 2 of them remained as a highlight. Thus, the results lead to the conclusion that absenteeism negatively affects the efficiency of higher education institutions in the public sector. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR) | - |
Descrição: dc.description | Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/3435. Acesso em: 25 jun. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise envoltória de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Absenteísmo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições federais de ensino superior | - |
Título: dc.title | Absenteísmo e eficiência : um estudo nas instituições federais de ensino superior | - |
Título: dc.title | Absenteeism and efficiency : a study in federal institutions of higher education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: