Teleologia e antropocentrismo na filosofia da natureza de Aristóteles

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Autor(es): dc.contributorHamelin, Guy-
Autor(es): dc.contributordanielafaria72@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorFaria, Daniela Pires de Mello e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882305-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosogia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA noção de teleologia é central para o entendimento da filosofia da natureza de Aristóteles. Processos naturais são, para ele, orientados para um fim: eles têm sempre um em vista de que. A passagem da Política I 8 (1256b15-22) é frequentemente citada como indício de que a natureza desta orientação teleológica é antropocêntrica: o fim das plantas seria a alimentação dos animais e o fim dos animais não humanos seria a alimentação e os serviços que podem prover aos seres humanos. Procuro, nesta dissertação, mostrar que a noção de teleologia em Aristóteles é mais nuançada e sofisticada do que a leitura apressada desta passagem específica poderia indicar. Argumento que (i) a noção de causa deve ser entendida levando em conta não apenas o conceito moderno de causação, mas também seu contexto explicativo; e que (ii) a noção de fim ou causa em vista de que tem, para Aristóteles, duas acepções: a de objetivo e a de beneficiário.-
Descrição: dc.descriptionThe concept of teleology is paramount to our understanding of Aristotle’s Natural Philosophy. For him, natural processes are end-oriented: they occur for the sake of some end. A passage in Politics I 8 (1256b15-22) is often referred to as evidence for the apparently anthropocentric nature of his teleological views: plants are for the sake of animal food and non-human animals are for the sake of human food and human conveniences. I tried to show that Aristotle’s notion of teleology is more nuanced and sophisticated than what a superficial reading of this passage may seem to support. I argued that (i) the notion of ‘cause’ must be understood not only within the modern framework of causation laws, but also within the broader context of explanations; and that (ii) for Aristotle, there are two kinds of ‘ends’ (or ‘that for the sake of which’): the end as an objective and the end as a beneficiary.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Filosofia (ICH FIL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAristóteles-
Palavras-chave: dc.subjectTeleologia-
Palavras-chave: dc.subjectAntropocentrismo-
Título: dc.titleTeleologia e antropocentrismo na filosofia da natureza de Aristóteles-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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