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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Hamelin, Guy | - |
Autor(es): dc.contributor | danielafaria72@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Daniela Pires de Mello e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882305 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosogia, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A noção de teleologia é central para o entendimento da filosofia da natureza de Aristóteles. Processos naturais são, para ele, orientados para um fim: eles têm sempre um em vista de que. A passagem da Política I 8 (1256b15-22) é frequentemente citada como indício de que a natureza desta orientação teleológica é antropocêntrica: o fim das plantas seria a alimentação dos animais e o fim dos animais não humanos seria a alimentação e os serviços que podem prover aos seres humanos. Procuro, nesta dissertação, mostrar que a noção de teleologia em Aristóteles é mais nuançada e sofisticada do que a leitura apressada desta passagem específica poderia indicar. Argumento que (i) a noção de causa deve ser entendida levando em conta não apenas o conceito moderno de causação, mas também seu contexto explicativo; e que (ii) a noção de fim ou causa em vista de que tem, para Aristóteles, duas acepções: a de objetivo e a de beneficiário. | - |
Descrição: dc.description | The concept of teleology is paramount to our understanding of Aristotle’s Natural Philosophy. For him, natural processes are end-oriented: they occur for the sake of some end. A passage in Politics I 8 (1256b15-22) is often referred to as evidence for the apparently anthropocentric nature of his teleological views: plants are for the sake of animal food and non-human animals are for the sake of human food and human conveniences. I tried to show that Aristotle’s notion of teleology is more nuanced and sophisticated than what a superficial reading of this passage may seem to support. I argued that (i) the notion of ‘cause’ must be understood not only within the modern framework of causation laws, but also within the broader context of explanations; and that (ii) for Aristotle, there are two kinds of ‘ends’ (or ‘that for the sake of which’): the end as an objective and the end as a beneficiary. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aristóteles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teleologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropocentrismo | - |
Título: dc.title | Teleologia e antropocentrismo na filosofia da natureza de Aristóteles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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