Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Possobon, Rosana de Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Antônio Bento Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa Júnior, Áderson Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Ambrosano, Gláucia Maria Bovi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6037 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000100008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882265 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho avaliou o comportamento de 6 crianças com história de não - colaboração durante tratamento odontológico, que passaram por 5 sessões odontológicas, nas quais empregou-se o placebo ou o diazepam de maneira duplo - cega, além de estratégias psicológicas de manejo do comportamento (distração, explicação, reforçamento e estabelecimento de regras). As sessões foram filmadas em vídeo – tape, com marcas sonoras a cada 15 segundos, indicativas dos momentos em que os comportamentos emitidos pelos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e as estratégias de manejo do comportamento seriam registrados. Os resultados mostraram que o medicamento na dose utilizada foi eficaz para controlar os comportamentos de 1 participante, sendo que os demais não permitiram a realização do tratamento e exibiram aumento crescente da resistência ao tratamento. Parece necessário que a criança seja auxiliada a enfrentar a situação de tratamento nas sessões iniciais, impedindo o aumento da resistência. | - |
Descrição: dc.description | This research intended to investigate the use of diazepam in conjunction with behavioral strategies to manage uncooperative behavior of child dental patients. The 6 participants received dental treatment during 9 sessions. Using a double-blind design, children received placebo or diazepam and at the same time were submitted to behavior management produces (distraction, explanation, reinforcement and set rule and limits). All sessions were recorded in video-tapes biped in 15 seconds intervals, in which observers recorded child's (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior. The results indicated that diazepam, considering the used dose, was only effective with one subject. The other participants didn't permit the treatment and showed an increase in their resistance. The behavioral preparation strategies for dental treatment should have been more precisely planned in order to help the child to face the real dental treatment conditions mainly in the first sessions avoiding to reinforce inappropriate behaviors. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças não-colaboradoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle farmacológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de manejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia infantil | - |
Título: dc.title | O comportamento de crianças durante atendimento odontológico | - |
Título: dc.title | Child behavior during dental treatment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: