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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Almeida Filho, José Carlos Paes de | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Dione Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34302 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882214 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018. | - |
Descrição: dc.description | O estudo de teorias informais de professores de línguas tem sido foco de pesquisas da área de Linguística Aplicada (ALMEIDA FILHO, 2016; BANDEIRA, 2003; BLATYTA, 1995) uma vez que constituem um elemento fundamental da competência implícita do indivíduo, influenciando na prática docente e no modo de ensinar de cada professor. Sendo assim, de modo geral, este trabalho objetiva investigar de que forma esse saber espontâneo se revela na experiência de cinco professores em formação continuada, matriculados no Curso Reflexão na Ação (RNA) nos anos de 2016 e 2017, buscando identificar na experiência docente as subcategorias da teoria informal, bem como analisar de que forma esse construto se configura como categoria relevante para a formação docente do professor de línguas. Os dados desta pesquisa são constituídos, principalmente, de entrevistas semiestruturadas e relatos reflexivos cedidos pelos professores participantes do curso RNA. Como embasamento teórico foram utilizadas as pesquisas desenvolvidas por Almeida Filho (2015), Blatyta (1995), Bandeira (2003), Barçante (2014); Vieira Abrahão (2004); Gimenez (2004) entre outros autores que abordam questões sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras de modo geral. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The study of informal theories of language teachers has been focused in researches in the field of Applied Linguistics (ALMEIDA FILHO, 2016; BANDEIRA, 2003; BLATYTA, 1995) once considered a fundamental element of the individual's implicit competence, influencing teaching practice and teaching style. Thus, in general, this work aims to investigate how this spontaneous knowledge is revealed in the experience of five teachers in continued education who were enrolled in the Reflection in Action Course (RAC) in the years 2016 and 2017, seeking to identify in the teaching experience the subcategories of informal theory, as well as analyze how this construct is seen as a relevant for teacher training of the language teacher. The data of this research is constituted, mainly, of semi-structured interviews and reflective reports given by the teachers participating in the RAC course. As theoritical basis were used the researches developed by Almeida Filho (2015), Blatyta (1995), Bandeira (2003), Alvarenga (2014); Vieira Abrahão (2004); Gimenez (2004) among other authors who researches are about teaching and learning foreign languages in general. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorias informais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas | - |
Título: dc.title | Teoria informal na formação continuada de professores de línguas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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