Uma vitrine do Brasil : telenovelas brasileiras entre estudantes africanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLobo, Andréa de Souza-
Autor(es): dc.creatorMendes, Chirley Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:24:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:24:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882182-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata do consumo das telenovelas brasileiras em contextos africanos a partir de pesquisa etnográfica realizada com um grupo de estudantes africanos, de países de língua portuguesa, residentes em Brasília. Seu objetivo é apresentar o processo desse consumo a partir de diálogos com tais interlocutores sobre a telenovela de modo geral e, especificamente, sobre as telenovelas da Rede Globo Avenida Brasil e Cheias de Charme. Esses diálogos, por sua vez, são relacionados com parte da literatura sobre o tema e com publicações da imprensa especializada. A partir desse contexto são problematizadas as formas pelas quais os estudantes se relacionam com a telenovela brasileira aqui e em seus lugares de origem, estabelecendo proximidades e distanciamentos entre tais contextos. Analiso também o potencial da telenovela em dialogar com os repertórios culturais e com o cotidiano desses consumidores, e a construção de significados e interpretações sobre seus conteúdos e sobre o Brasil que se realiza através desse consumo. Por fim, considero os imaginários que as telenovelas constroem sobre o Brasil, bem como os fluxos de outras mercadorias e trocas entre contextos brasileiros e africanos que o fluxo televisivo pode produzir. Busca-se, portanto, tratar as diversas dimensões envolvidas no consumo de telenovelas brasileiras em contextos transnacionais e trazer elementos etnográficos que contribuam para o enriquecimento do debate. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation discusses the consumption of Brazilian telenovela in African contexts through an ethnographic research with a group of African students speakers of the Portuguese language living in Brasília. The main objective of the research is to present the process of consumption starting from the dialogues with these interlocutors about the telenovela in general and, specifically, about two of them broadcast by Rede Globo channel television; Avenida Brazil and Cheias de Charme. These dialogues are analyzed through the specialized literature and the press publications on the subject. From this context are problematized the ways in which these students relate to the telenovelas in Brazilian context and in their original countries, establishing nearby and differences between both ones. The research analyses the potential of the telenovela to keep dialogue with cultural repertoires of consumer’s daily lives, constructing meanings and interpretations of its contents and about Brazil which is realized through such consumption. Finally, I focus in the build of imaginary about Brazil elaborates by the telenovelas, as well as the flows of goods and other exchanges between Brazilian and African contexts through the television flow. The dissertation treats about the different dimensions involved in the consumption of Brazilian telenovelas in transnational contexts and bring some ethnographic elements which contribute to enrichment this debate.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Antropologia (ICS DAN)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovelas - Brasil - aspectos antropológicos-
Palavras-chave: dc.subjectEtnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectAfricanos-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectBrasileiros-
Título: dc.titleUma vitrine do Brasil : telenovelas brasileiras entre estudantes africanos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.