Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Conceição, Marcelo José Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:24:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:24:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882171 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho tem por objetivo verificar a relevância e a contribuição da biblioteca na criação do hábito da leitura dos alunos do ensino médio, tanto em escola estadual de educação tradicional com ensino semi-integral, quanto em escola federal de educação profissional com ensino integral. A análise tem característica investigativa e comparativa, com intuito de conferir a efetividade das bibliotecas escolares na formação, ou continuidade, da rotina de leitura dos discentes. As explorações empíricas aconteceram em instituições de ensino na mesma região administrativa. As bases legais para a exploração científica foram as metas: 6, 7 e 11, propostas pelo Plano Nacional de Educação – 2014/2024; e a lei nº 12.244/2010, que determina a implantação de bibliotecas escolares na educação pública ou na iniciativa privada. A metodologia aplicada visa delinear a realidade dos agentes educacionais lotados nas bibliotecas e os efeitos concretos percebidos pelos alunos. Os dados ressaltaram os perfis dos servidores lotados nas bibliotecas, bem como expectativas e realidades dos discentes das instituições pesquisadas e serviram como subsídios para a elaboração de um regimento, documento norteador na proposta de implantação do projeto “Clube do Livro”, com vistas a potencializar o hábito de leitura. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to verify the relevance and contribution of the library in the creation of the reading habit of high school students, both in a state school of traditional education with semi-integral education, and in a federal school of professional education with integral education. The analysis has investigative and comparative characteristics, in order to check the effectiveness of the school libraries in the formation, or continuity, of the reading routine of the students. Empirical explorations took place in educational institutions in the same administrative region. The legal bases for scientific exploration were the goals: 6, 7 and 11, proposed by the National Education Plan - 2014/2024; and Law No. 12.244 / 2010, which determines the implementation of school libraries in public education or private initiative. The applied methodology aims to delineate the reality of the educational agents filled in the libraries and the concrete effects perceived by the students. The data highlighted the profiles of the servers crowded in the libraries, as well as the expectations and realities of the students of the institutions researched and served as subsidies for the elaboration of a regiment, guiding document in the proposal of implantation of the "Book Club" project, with a view to the habit of reading. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clube do Livro | - |
Título: dc.title | E no meio do caminho tinha uma biblioteca : relevância da biblioteca na formação do hábito de leitura e o projeto Clube do Livro : perspectivas de letramento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: