A (re)produção do espaço como mercadoria : Pólo 3 - Projeto Orla extensões-latências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Nelba Azevedo-
Autor(es): dc.creatorNeri, Rosângela Viana Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:24:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:24:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882124-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é compreender as estratégias do capital imobiliário no processo de reprodução do espaço no Setor de Hotéis e Turismo Norte, pólo 3 - Projeto Orla. Como conseqüência desse processo, a urbanização adquire novas formas (hotéis-residência) e conteúdos (terciário moderno). O resultado do trabalho mostra na relação complexa e dialética entre espaço e o modo de produção capitalista, onde se articulam duas determinações: a geração de mais-valia em um menor tempo possível para atender às necessidades produtivas do capital e a produção de fatores de valorização imobiliária organizados na sofisticação de prestações de serviços vinculados a um terciário moderno para atender aos circuitos superiores do capitalismo, bem como à concorrência interna do setor imobiliário. O método de análise articulou os pressupostos teóricos do empreendedorismo urbano às propostas de reestruturação urbanística do Projeto Orla para a construção desse novo espaço. Necessário para a compreensão desse conjunto que pela reestruturação das relações de valor no âmbito local para atender à dinâmica global da acumulação faz emergir o empreendedorismo urbano como estratégia utilizada pelo setor imobiliário para realizar a (re)produção do espaço como reprodução do capital nos interstícios do Projeto Orla. Esta mediação revelou a estreita vinculação entre a prática da política urbana e a prática econômica (principalmente na extensão do setor imobiliário e terciário moderno) contido no movimento de extensões-latências, que no processo de urbanização do Plano Piloto encaminha a reprodução da cidade como realização de negócios, enquanto linguagem constituinte da realidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to understand the strategies of the real state capital in the reproduction process in the area of Hotels and Tourism Sector North, pole 3 – Orla Project. As a consequence, urbanization acquires new forms (long-stays) and contents (modern tertiary). The work shows that the (re)production of space in the Hotels and Tourism Sector North has articulated two determinations: the generation of added value in a shortest possible time to attend the capital productive needs and the production of recovery factors, made in the sophistication of services tied to a modern tertiary to attend as to capitalism superior circuits as to internal competition of the real estate sector. The method of analysis articulated the theoretical assumptions of urban entrepreneurship with Orla Project proposals for urban restructuring for the construction of new space. Necessary to understand this set of relations, which through the restructuring of local relations of value to attend to the global dynamic of accumulation, brings out the urban entrepreneurship as a strategy used by the real estate sector to achieve the space (re)production as capital reproduction in the interstices of the Project Orla This mediation revealed the close linkage between the practice of urban policy and economic practice (mainly in the extension of real estate and modern tertiary) in the movement of extensions-latencies that in the process of urbanization of the Pilot Plan, guides the city reproduction as conducting business, while as constituent language of social reality.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectUrbanização-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço (Arquitetura)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Título: dc.titleA (re)produção do espaço como mercadoria : Pólo 3 - Projeto Orla extensões-latências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.