Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bergamo, Edvaldo Aparecido | - |
Autor(es): dc.contributor | luciana_aguiarsimoes@yahoo.com.br | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Luciana Carvalho de Aguiar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/882047 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Ancorada no pressuposto de que a literatura, como arte, é a transfiguração da vida em objeto estético, tendo, por isso, uma autonomia relativa que se constrói tanto de leis próprias quanto de um profundo comprometimento com a história da humanidade, por se constituir dela num processo de mímesis, esta tese impõe-se como uma leitura crítica da primeira obra publicada por Graciliano Ramos em 1933: Caetés. Alimentando-se das dissonâncias críticas que permeiam os séculos XX e XXI, as quais problematizam a obra ora como naturalista, ora como parte integrante da obra realista do escritor, este estudo apresenta como hipótese central a compreensão desse romance brasileiro a partir de seu realismo histórico, conectando-se, de maneira singular, à brasileira, à forma do romance histórico descoberta e analisada por Lukács (2011). Tal concepção fragiliza o selo naturalista, imputado ao romance, por apreender a história brasileira, em suas conexões com a história universal, em movimento — da colonização à modernidade inconclusa dos anos 30. Para isso, Graciliano promove um encontro entre passado e presente na figuração de um indivíduo que é atravessado pelas contradições do capitalismo: um caeté metafórico que deseja ascender ao status de burguês, estando preso aos limbos da colonização; ele que é, antes de tudo, um fracassado. Nesse romance, além de problematizar a história brasileira, Graciliano também o fez com a representação dessa mesma história no romance que o antecedeu, envolvendo realismo e impossibilidade. | - |
Descrição: dc.description | It is based on the assumption that literature, like art, is the transfiguration of life in an aesthetic object and, hence, it holds a relative autonomy that builds itself in its own laws and also in a deep commitment with the history of humanity, being built by it in a mimesis process, that this thesis presents itself as a critical reading of the first work published by Graciliano Ramos in 1933: Caetés. Feeding on dissonant critics that permeate the XX and XXI centuries, which problematize the work as sometimes naturalist, other times as part of the author’s realist work, this study presents as its main hypothesis the understanding of this Brazilian novel from its historic realism, connecting itself in a singular and Brazilian way to the historic novel form discovered and analyzed by Lukács (2011). Such conception weakens the naturalist seal attributed to the novel by comprehending Brazilian history in its connections to the universal history in movement – from the colonization to the inconclusive modernity of the 1930s. To achieve that, Graciliano promotes an encounter between the past and the present in the figuration of a person that is crossed by the contradictions of capitalism: a metaphorical indigenous caete that wishes to ascend to the bourgeois status while captive in the colonization limb. He who is, before anything, a failure. In this novel, besides problematizing Brazilian history, Graciliano also did it with the representation of this same history in the novel that preceded him, encompassing realism and impossibility. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ramos, Graciliano, 1892-1953 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realismo (Literatura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Naturalismo (Literatura) | - |
Título: dc.title | Quatrocentos anos de civilização, outras raças, outros costumes : o sentido do realismo histórico em Caetés, de Graciliano Ramos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: