Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Strieder, Roseline Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor | vaniafpr@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Francisca Vania Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881987 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Com o intuito de contribuir para desmistificar a neutralidade da ciência e da tecnologia, neste trabalho, apresentamos a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Física, fundamentada na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e centrada no tema Nano. Esta proposta abarca aspectos históricos, políticos, econômicos e incertos associados aos avanços científicos-tecnológicos na área em questão, além de conteúdos de eletromagnetismo, suas propriedades e aplicações na escala nanométrica. Durante sua implementação, junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Brasília/DF, foram realizadas atividades no contexto escolar, nas aulas de Física, e uma visita ao Laboratório de Fluidos Complexos (LFC) da Universidade de Brasília. As reflexões em torno desse processo foram construídas por meio da análise dos registros elaborados pela professora e das produções dos alunos. Disso, constatamos o potencial da proposta para engajar os alunos e para que eles compreendessem os seguintes pontos associados ao tema abordado: características da matéria, métodos/técnicas de observação, aplicações e usos, implicações e preocupações. Além disso, alguns estudantes demonstraram ter superado a perspectiva salvacionista e neutra da ciência e tecnologia, indicando que ações desta natureza podem ser interessantes para esse fim. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | In order to contribute to demystifying the neutrality of science and technology, in this paper, we present the elaboration and development of a physics teaching proposal, based on the Science, Technology, Society (STS) perspective and focused on the Nano theme. This proposal covers historical, political, economic and uncertain aspects associated with scientific-technological advances in the area in question, as well as electromagnetism contents, their properties and applications on the nanometer scale. During its implementation, along with third year high school students from a public school in Brasília / DF, activities were carried out in the school context, in physics classes, and a visit to the Complex Fluid Laboratory (LFC) of the University of Brasilia. The reflections around this process were built by analyzing the records prepared by the teacher and the students' productions. From this, we see the potential of the proposal to motivate students and to understand the following points associated with the theme: subject characteristics, observation methods / techniques, applications and uses, implications and concerns. In addition, some students have shown that they have overcome the salvationist and neutral perspective of science and technology, indicating that actions of this nature may be of interest to this end. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nanotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo | - |
Título: dc.title | Desmistificando a neutralidade da ciência e da tecnologia : uma proposta sobre nanociência | - |
Título: dc.title | Demisifying the neutrality of science and technology : a nanoscience proposal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: