Fiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Ormezinda Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:23:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:23:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881983-
Descrição: dc.descriptionAnalisa as memórias discursivas de um grupo de professores matriculados em um curso de formação continuada ministrado pelo Centro de Formação Permanente de Professores, em Uberaba, MG. Buscou-se a concepção que os professores têm atualmente do que é ser criança e ser professor. Por meio de diferentes formas de linguagem, os professores alfabetizadores participantes da pesquisa expressaram-se oferecendo elementos para a compreensão das experiências que subjazem às suas práticas pedagógicas. Numa análise preliminar, privilegiou-se a importância da reflexão que o professor faz consigo mesmo, considerando seus saberes pessoais como ponto de partida para a compreensão de seus saberes profissionais, uma vez que esse tema foi considerado de alta relevância nas discussões em classe, tendo em vista a ênfase a ele dada pelos professores-cursistas. ____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the discursive memories of a group of teachers, enrolled in a continuing education course, ministered by the Professors Permanent Formation Center at Uberaba, MG. We tried to find out what teachers think it is to be a child and to be a teacher, nowadays. By many different forms of language, the primary school teachers who participated of this research had expressed themselves offering elements for the experiences understanding what is behind their pedagogical practices/skills. In a preliminary analysis, the importance of the teacher reflection was privileged, considering his/her personal knowledge as the starting point for the understanding of his/her professional knowledge, once this subject was considered of high relevance in the classroom discussions, in view of the emphasis gave by the teachers-students to it.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 7 fev. 2013-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores alfabetizadores-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleFiandeiras do cotidiano : um alinhavo de saberes pessoais e profissionais nas tramas da educação-
Título: dc.titleThe hilanderas of the daily one : a basting to know staffs and professionals in the trams of the education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.