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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Flores, Eileen Pfeiffer | - |
Autor(es): dc.creator | Rogoski, Bianca da Nóbrega | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31949 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881978 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A habilidade de narrar histórias é importante tanto na vida pessoal quanto escolar das crianças. O reconto oral faz parte dessa habilidade e está relacionado ao letramento emergente e ao sucesso acadêmico. Uma maneira de contribuir para o desenvolvimento de recontos de qualidade em crianças é por meio da Leitura Dialógica - LD, uma forma de leitura compartilhada em que o adulto intercala o texto com diálogos sobre a história. Poucos estudos investigaram seu efeito sobre a narrativa das crianças; porém, os que o fizeram encontraram ganhos, principalmente na inclusão de elementos do plano psicológico da história, sem ganhos visíveis à inclusão de eventos importantes. O objetivo do presente estudo foi investigar se uma adaptação nas perguntas realizadas durante a LD tem efeitos na inclusão, no reconto das crianças, de elementos da macroestrutura narrativa. A adaptação foi planejada para incluir perguntas e scaffolding do comportamento verbal das crianças relacionados aos elementos do plano psicológico e dos eventos narrativos. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla por participante. As quatro crianças passaram pelas condições: linha de base, LD com perguntas sobre funções narrativas, LD com perguntas sobre eventos narrativos e LD com os dois tipos de perguntas. Os resultados indicaram que a adaptação trouxe ganhos para os recontos das crianças, principalmente relacionados à estrutura narrativa mínima. As crianças passaram a recontar histórias inteligíveis, com começo, meio e fim. Os resultados são discutidos em termos da adaptação na LD e do scaffolding necessário para o comportamento verbal das crianças. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Narrative skills are important for both the academic and personal lives of children. Oral narrative retelling is one component of these skills, related to emergent reading and school success. One way to develop the ability to retell stories is through Dialogic Reading - DR, a form of shared reading in which the adult interweaves the reading with dialog about the story. The few studies that investigated the effect of DR on children's narrative found positive effects, mostly on the inclusion of more elements of the narrative psychological plan on their retelling, with no visible gains on the inclusion of important narrative events. The goal of the present study is to investigate whether an adaptation on the questions used on the DR can impact children inclusion of macrostructure narrative elements on their story retell. The adaptation was planned to scaffold children's verbal behavior with questions about narrative functions and narrative plot. A single subject design across participants was used. The four participant children passed through the following conditions: baseline, DR with questions about narrative functions, DR with questions about narrative events and DR with both kinds of questions. The results indicated that the adaptation on the DR affected children's retell positively, mostly by the inclusion of narrative minimum structure. Children were able to retell intelligible stories with a beginning, a middle and an end. Results are discussed in terms of the DR adaptation and the scaffolding necessary for the children. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura dialógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento verbal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Título: dc.title | Leitura dialógica : efeitos sobre recontos orais de crianças | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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