A prática docente pela voz dos professores da disciplina de ciências da natureza : constituição, necessidades, saberes e uso do tempo de coordenação pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
Autor(es): dc.creatorNobre, Valdineia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:23:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:23:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881922-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA atuação do professor de Ciências da Natureza (CN) requer conhecimentos conceituais e metodológicos, alinhados com as necessidades da sociedade, além daqueles que favoreçam a interação com os estudantes. Mesmo quando essas necessidades são atendidas na formação inicial, entende-se que os docentes precisam dar continuidade às reflexões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem. Em atenção a essa demanda, foi considerada a existência do tempo de coordenação pedagógica no turno contrário ao da regência, direcionado segundo os documentos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), à reflexão sobre estes processos pedagógicos e a formação continuada dos profissionais. Assim, o reconhecimento da demanda formativa e a possibilidade do tempo, suscitou a investigação sobre como o professor de Ciências da Natureza, que atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental, percebe sua aprendizagem profissional e a possibilidade de uso da coordenação pedagógica para sua formação continuada. Foi proposto, então, conhecer estudos sobre formações direcionadas aos professores, compreender a visão dos docentes sobre as oportunidades e possibilidades de formação continuada, e favorecer a construção de ideias sobre o uso do tempo de coordenação pedagógica para uma formação continuada que subsidie as ações pedagógicas das escolas pesquisadas. A investigação se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, com uso da metodologia de pesquisa-ação, aplicada em escolas públicas do Distrito Federal. Durante o processo de pesquisa foram utilizadas discussões em grupo, questionários, entrevistas e análise de documentos, com as informações examinadas de acordo com a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Deste modo, a análise dos registros e a observação enquanto mediadora oportunizaram uma compreensão do cotidiano dos professores de CN. Foi possível reconhecer na fala dos professores um desejo de sistematização dos momentos de coordenação pedagógica e de valorização dos saberes do grupo, na busca de soluções para problemáticas do cotidiano.-
Descrição: dc.descriptionThe performance of the Natural Sciences (NC) teacher requires conceptual and methodological knowledge, aligned with the needs of society, in addition to those that favor interaction with students. Even when these needs are met in initial training, it is understood that teachers need to continue reflections related to teaching and learning processes. In response to this demand, it was considered the existence of pedagogical coordination time in the opposite shift to the regency, directed according to the documents of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), to reflection on these pedagogical processes and the continuing education of teachers. professionals. Thus, the recognition of the training demand and the possibility of time, raised the investigation on how the Natural Sciences teacher, who works in the Final Years of Elementary School, perceives his professional learning and the possibility of using pedagogical coordination for his continuing education. It was proposed, therefore, to learn about studies on training aimed at teachers, to understand the views of teachers on opportunities and possibilities for continuing education, and to encourage the construction of ideas about the use of pedagogical coordination time for continuing training that subsidizes pedagogical actions. of the schools surveyed. The investigation was based on qualitative research, using the action-research methodology, applied in public schools in the Federal District. During the research process, group discussions, questionnaires, interviews, and document analysis were used, with the information examined according to the content analysis described by Bardin (2011). In this way, the analysis of the records and the observation as a mediator provided an understanding of the daily life of the NC teachers. It was possible to recognize in the teachers' speech a desire to systematize the moments of pedagogical coordination and to value the group's knowledge, in the search for solutions to everyday problems.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Química (IQ)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDistrito Federal (DF) - escolas públicas-
Título: dc.titleA prática docente pela voz dos professores da disciplina de ciências da natureza : constituição, necessidades, saberes e uso do tempo de coordenação pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.