Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Psychology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Postgraduate Program in Behavioural Sciences | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Psychology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Institute of Psychology | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília, Postgraduate Program in Behavioural Sciences | - |
Autor(es): dc.creator | Olegário, Raphael Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Sarah Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes Júnior, Rui de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48119 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1080/08870446.2023.2267610 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881887 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Systematically review randomized controlled trials on the efficacy of cognitive training on executive functions in healthy older people. Measures: The outcome measures were related to inhibitory con trol, working memory, and cognitive flexibility. Results: Thirty-one trials were included in the systematic review and thirteen trials in the meta-analysis. In the overall analysis, the cognitive training enhanced inhibitory control when measured by the Stroop task (p < .001, d=1.64) and working memory when measured by the Corsi Block task (p=.002, d = .16). A marginal significance was found for working memory in the Digit Span task – Forward (p= .06, d = .92). However, cognitive training did not enhance inhibitory control when measured by the Go/No-Go task (p=.76, d = .59), working memory when measured by the Digit Span – Backward (p= .72, d = .95) and N-Back (p=.10, d = .26) tasks, and cognitive flexibility when measured by Trail Making – Part B (p= .08, d = .27) and Semantic Fluency (p = .49, d = .06) tasks. Conclusion: Mixed evidence was found for inhibitory control and working memory; cognitive flexibility showed no evidence of improvement. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Taylor & Francis | - |
Relação: dc.relation | https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08870446.2023.2267610 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meta-análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Título: dc.title | Efficacy of cognitive training on executive functions in healthy older adults : a systematic review with meta analysis of randomized controlled tria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: