Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12538 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881884 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo este artigo se propõe a discutir sob a perspectiva teórica de Charlot (2005) a relação educação musical, cultura musical e formação de professores no mundo globalizado. Nesse sentido, algumas cenas do filme Escola de Rock (School of Rock) são analisadas, com destaque para a interação professor-alunos na sala de aula tendo como foco as transformações e mudanças operadas no fazer musical, na cultura musical do aluno, e nas práticas pedagógico-musicais do professor de música. A reflexão desenvolvida no texto visa destacar as mudanças de atitudes e de comportamento do professor e dos alunos em relação ao fazer musical e seus significados sociais e culturais, situando-os numa discussão sobre a educação e cultura no mundo globalizado (Charlot, 2005). _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper discuss the relationship between music education, music culture and teacher education under Charlot’s (2005) theorethical framework. The teacher and children’s interactions is analysed in some scenes of the flm School of Rock that shows the teacher and children interaction in the classroom. In these scenes the music making changes and transforms the music culture of the students and teacher’s musical pedagogical practices. This report intends to refect about teacher’s and students’ behaviors, their music making and its social and cultural senses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - história e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo - infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de música | - |
Título: dc.title | Educação musical e cultura musical : diálogo entre o filme Escola de Rock e Bernard Charlot | - |
Título: dc.title | Music education and music culture : a dialog between the movie “School of Rock” and Bernard Charlot | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: