Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa Júnior, Áderson Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Doca, Fernanda Nascimento Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Ivy | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Laura Mundim | - |
Autor(es): dc.creator | Penatti, Ticiana | - |
Autor(es): dc.creator | Sidrim, Ana Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881844 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo identificar, entre artigos publicados em periódicos indexados pelo PubMed/MedLine, informações sobre as principais modalidades e efeitos de intervenção psicossocial em procedimentos pré e pós-operatórios com pacientes adultos, bem como, apontar algumas lacunas na produção científica acerca do tema. Foram selecionados 32 artigos, sendo oito teórico-conceituais e 24 empíricos, dos quais um era estudo de caso, nove se referiam à avaliação específica de efeitos de preparação psicológica e 14 tratavam de temas associados ao contexto de preparação psicológica e cuidados cirúrgicos. As intervenções psicológicas foram divididas em oito categorias, baseadas em características funcionais das respectivas intervenções. Verificou-se uma deficiência de estudos na área de atuação específica da Psicologia, sendo os profissionais de enfermagem e medicina os que mais produziram estudos sobre o tema. Constatou-se, também, a ausência de protocolos sistematizados de intervenção psicológica relacionados a procedimentos cirúrgicos. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to identify information on the main types and effects of psychosocial intervention in pre- and post-operative adult patients in articles published in journals indexed by PubMed/MedLine. It also highlights gaps in scientific literature on the subject. We selected 32 articles: eight theoretical and 24 empirical. One of these was a case study; nine referred to the evaluation of the effects of psychological preparation; and 14 dealt with issues related to the context of psychological preparation and surgical care. Psychological interventions were divided into eight general categories, based on functional characteristics. We discovered an absence of research in the field of psychology on the subject, with the nursing and medical professions providing more material for study. We also noted an absence of systematised psychological intervention protocols related to surgical procedures. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Estudos de Psicologia - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-294X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reabilitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados pré-operatórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cirurgia operatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação (Psicologia) | - |
Título: dc.title | Preparação psicológica de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos | - |
Título: dc.title | Psychological preparation in patients undergoing surgical procedures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: