Escrever e contar é só começar : numeracia com crianças de uma instituição privada de educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
Autor(es): dc.creatorBonina, Alinne Duarte de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:23:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:23:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50365-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881825-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO estudo da ‘Numeracia’ está relacionado a uma nova forma de pensar o processo de desenvolvimento das linguagens matemáticas e se apresenta com possibilidades promissoras para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com tal entendimento, o objetivo deste estudo é compreender qual o papel dos objetos na aprendizagem da linguagem matemática na pré-escola, a partir da abordagem da Pragmática do Objeto, fundamentada na materialidade semiótica dos processos coletivos interativos. Dessa forma descreve-se, de maneira sistematizada, a partir de revisão bibliográfica, como a prática pedagógica orientada por Situações Educativas (SE), mediada pela relação triádica professor-criança-objeto, pode favorecer a emergência de Funções Executivas (FE). O estudo foi realizado a partir do registro e análise de Situações Educativas (SE), de forma coparticipante, envolvendo o uso de objetos e correlacionando-os às linguagens matemáticas. Dialogando com estudos diversos, como os de Rodríguez (2009); Palácios e Rodríguez (2015); Alencar e Rengifo-Herrera (2019); Welsh et al. (2008), apresenta-se aqui as ações das crianças ao usarem signos e como se apropriam e criam significados a partir da linguagem matemática. Os resultados mostram a importância do planejamento sistematizado e teoricamente fundamentado para que a estruturação de SE possa ser promotora de desenvolvimento das FE, a partir da mediação entre professores-criançasobjetos. Em paralelo, é possível reforçar a pertinência da formação inicial e continuada para o trabalho com as múltiplas linguagens na primeira etapa da educação básica.-
Descrição: dc.descriptionThe study of ‘Numeracy’ is related to a new way of thinking about the process of developing mathematical languages and presents promising possibilities for the cognitive, social and emotional development of children. With this understanding, the objective of this study is to understand the role of objects in learning mathematical language in preschool, based on the Object Pragmatics approach, based on the semiotic materiality of interactive collective processes. In this way, it is described, in a systematic way, based on a bibliographical review, how the pedagogical practice guided by Educational Situations (SE), mediated by the triadic relationship between teacher-child-object, can favor the emergence of Executive Functions (EF). The study was carried out based on the recording and analysis of Educational Situations (SE), in a co-participant way, involving the use of objects and correlating them to mathematical languages. Dialoguing with different studies, such as those by Rodríguez (2009); Palácios and Rodríguez (2015); Alencar and Rengifo-Herrera (2019); Welsh et al. (2008), here we present children's actions when using signs and how they appropriate and create meanings from mathematical language. The results show the importance of systematic and theoretically based planning so that the structuring of ES can promote the development of EF, based on mediation between teachers-children-objects. In parallel, it is possible to reinforce the relevance of initial and continuing training for working with multiple languages in the first stage of basic education.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor - aluno-
Título: dc.titleEscrever e contar é só começar : numeracia com crianças de uma instituição privada de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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