Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
Autor(es): dc.creator | Bonina, Alinne Duarte de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881825 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
Descrição: dc.description | O estudo da ‘Numeracia’ está relacionado a uma nova forma de pensar o processo de desenvolvimento das linguagens matemáticas e se apresenta com possibilidades promissoras para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com tal entendimento, o objetivo deste estudo é compreender qual o papel dos objetos na aprendizagem da linguagem matemática na pré-escola, a partir da abordagem da Pragmática do Objeto, fundamentada na materialidade semiótica dos processos coletivos interativos. Dessa forma descreve-se, de maneira sistematizada, a partir de revisão bibliográfica, como a prática pedagógica orientada por Situações Educativas (SE), mediada pela relação triádica professor-criança-objeto, pode favorecer a emergência de Funções Executivas (FE). O estudo foi realizado a partir do registro e análise de Situações Educativas (SE), de forma coparticipante, envolvendo o uso de objetos e correlacionando-os às linguagens matemáticas. Dialogando com estudos diversos, como os de Rodríguez (2009); Palácios e Rodríguez (2015); Alencar e Rengifo-Herrera (2019); Welsh et al. (2008), apresenta-se aqui as ações das crianças ao usarem signos e como se apropriam e criam significados a partir da linguagem matemática. Os resultados mostram a importância do planejamento sistematizado e teoricamente fundamentado para que a estruturação de SE possa ser promotora de desenvolvimento das FE, a partir da mediação entre professores-criançasobjetos. Em paralelo, é possível reforçar a pertinência da formação inicial e continuada para o trabalho com as múltiplas linguagens na primeira etapa da educação básica. | - |
Descrição: dc.description | The study of ‘Numeracy’ is related to a new way of thinking about the process of developing mathematical languages and presents promising possibilities for the cognitive, social and emotional development of children. With this understanding, the objective of this study is to understand the role of objects in learning mathematical language in preschool, based on the Object Pragmatics approach, based on the semiotic materiality of interactive collective processes. In this way, it is described, in a systematic way, based on a bibliographical review, how the pedagogical practice guided by Educational Situations (SE), mediated by the triadic relationship between teacher-child-object, can favor the emergence of Executive Functions (EF). The study was carried out based on the recording and analysis of Educational Situations (SE), in a co-participant way, involving the use of objects and correlating them to mathematical languages. Dialoguing with different studies, such as those by Rodríguez (2009); Palácios and Rodríguez (2015); Alencar and Rengifo-Herrera (2019); Welsh et al. (2008), here we present children's actions when using signs and how they appropriate and create meanings from mathematical language. The results show the importance of systematic and theoretically based planning so that the structuring of ES can promote the development of EF, based on mediation between teachers-children-objects. In parallel, it is possible to reinforce the relevance of initial and continuing training for working with multiple languages in the first stage of basic education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor - aluno | - |
Título: dc.title | Escrever e contar é só começar : numeracia com crianças de uma instituição privada de educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: