As casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFicher, Sylvia-
Autor(es): dc.contributorSchlee, Andrey Rosenthal-
Autor(es): dc.creatorPereira, Maíra Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:23:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:23:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881778-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, 2014.-
Descrição: dc.descriptionAs casas de Lina Bo Bardi são muitas: são as casas pintadas por ela na sua infância, quando estudava no Liceu Artístico de Mamiani; são as casas por ela desenhadas e descritas nos artigos das revistas italianas, em que trabalhou nos primeiros anos depois de formada; e são as casas por ela projetadas e rascunhadas aqui no Brasil, em sua maturidade.Essas casas compõem um universo muito rico, denso e complexo: o universo chamado Lina. O universo da menina que nasceu em Roma no mesmo ano da 1º Guerra; da jovem que escolheu fazer arquitetura, até então um curso tipicamente masculino, e depois ir morar sozinha em Milão; da mulher que decidiu deixar seu país, para construir, junto com o seu marido, uma nova história no Brasil. Um universo costurado pelo tema habitat, que foi elaborado por Lina ao longo de sua vida, revelando diferentes sentidos, dimensões, sem perder, contudo, o princípio de simplicidade e o de morar em harmonia com a natureza.Habitat que revelou-se ingênuo e introspectivo nas aquarelas, crítico e racional nos textos e nas ilustrações, funcional e popular nos projetos e crônicas. As diferentes dimensões do habitat foram reveladas, na tese, por meio da análise de documentos, levantados no Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, que confirmam a relevância do tema na obra de Lina.Essas dimensões, por sua vez, suscitaram formas específicas de habitações, que materializaram esses sentidos e resgataram as“formas perdidas”, tão utilizadas por Lina nas suas obras, e que geraram pelo menos três tipos de residências: as Casas das Estórias, as Casas das Revistas e as Casas das Crônicas. Essa divisão ajuda a compreender melhor o universo habitacional de Lina e mesmo a sua obra, mostrando que as casas de Lina são partes representativas do todo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe houses of Lina Bo Bardi are many: the houses that she painted in her childhood, when she studied at the “Liceo ArtisiticoMamiani”, the houses she designed and described in her articles on Italian journals, in which she worked in the early yearsafter graduation, and the houses that she designed and sketched here in Brazil in her adulthood.These houses make up a rich, dense and complex universe: the universe called Lina. The universe of the girl who was bornin Rome in the same year of the 1st World War, the young woman who chose architecture, until then a typically maleprofession, and then who left to live alone in Milan; woman who decided to leave her country to build, along with herhusband, a new history in Brazil. A universe tailored by the habitat theme, which was elaborated by Lina throughout her life,revealing different directions, dimensions, without losing, however, the principle of simplicity of living in harmony with nature.This habitat was naive and introspective in watercolors, rational and critical in texts and illustrations, functional and popular indesigns and chronics. The different dimensions of habitat were primarily revealed through the analysis of documents foundin the Lina Bo and Pietro Maria Bardi Institute, confirming the relevance of the theme in the work of Lina.These dimensions, in turn, gave rise to specific forms of housing, which materialized these senses and rescued the "lostforms", as used by Lina in her works, and that generated at least three types of housings: the Houses of Stories, theHouses of Journals and of the Houses of Chronicles. This division helps to better understand the universe of Lina andeven her work, showing that the houses of Lina are representative part of the whole.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBardi, Lina Bo, 1914-1992-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura moderna-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura racionalista - Itália-
Título: dc.titleAs casas de Lina Bo Bardi e os sentidos de habitat-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.