A participação da Rádio Nacional na difusão do futebol no Brasil nas décadas de 1930 e 40

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Aldo Antonio de-
Autor(es): dc.creatorCrepaldi, Daniel Damasceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:23:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:23:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881717-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho procurou analisar a participação da Rádio Nacional, durante o regime de Getúlio Vargas (1930 – 45), na difusão do futebol pelo território brasileiro. Investigou-se a possibilidade de utilização da rádio pelo poder público como veículo de propagação ideológica, tendo como vetor, o futebol. Sabe-se que o esporte foi, e ainda é, usualmente utilizado por governos, ditadores ou não, para implementação ou reforço da noção de identidade nacional de um povo. Foi feita uma análise sobre a forma como se deu a entrada e a difusão do futebol pelo Brasil, chegando-se à conclusão de que tal propagação não ocorreu por uma única porta, como o senso comum normalmente reproduz, mas sim, por várias vias espalhadas pelos diversos estados brasileiros, contando com a participação de diferentes indivíduos em espaços de tempo relativamente curtos. Da mesma forma, buscou-se retratar o rádio, como veículo de comunicação, desde sua chegada ao país, perpassando pelos decretos governamentais que regulamentaram a ação deste veículo, até a atuação especificamente da Rádio Nacional, nos meios cultural e esportivo, como órgão inicialmente privado, e posteriormente, encampado pelo Estado. A atuação do governo federal brasileiro durante a Era Vargas, desde a profissionalização do futebol à sua relação com os meios de comunicação, também constou entre os principais fatores da análise. As bases do trabalho foram análises bibliográficas sobre os temas pesquisados (sem a intenção de se utilizar autores específicos) além de entrevistas com informanteschaves, que foram de extrema importância para a sustentação das afirmações feitas ao longo desta dissertação. Ao final do trabalho, as hipóteses iniciais não foram confirmadas, na medida em que não se percebeu influência direta do Estado em seu principal veículo de comunicação – a Rádio Nacional – no tocante à utilização do futebol como fonte de exploração ideológica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research tried to analyze the participation of the Estado Novo (1930 – 45) and the Radio Nacional, in the propagation of soccer through the Brazilian territory. It searched into the possibility of using the radio by the Government as an ideological propagation tool, using Soccer as its main subject. We all know that sport was used in the past and it is still being used by the government, dictators or not, to implement or increase in a nation the knowledge of national identity. It was also analyzed how soccer was introduced and how it was widespread in Brazil, concluding that this propagation did not happen by just one way, like the common sense always do, but by many ways through the Brazilian states having the participation of many people in a short space of time. I am also writing about the radio, as a communication tool since its beginning in this country, passing through the governmental acts that allow the use of Radio as a public communication tool and finishing with the work of the Radio Nacional . The Brazilian government performance in the soccer professionalization during the Vargas age was also part of this research. This research was based on bibliographic studies over the searched themes and interviews that were really important to prove all the information included in this research. At the end of this research, the first hypothesis were not confirmed, because as we can see, they were not influenced by the government in its main communication tool – the Radio Nacional - by using soccer as a tool of ideological exploit.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - história-
Palavras-chave: dc.subjectRadiodifusão-
Título: dc.titleA participação da Rádio Nacional na difusão do futebol no Brasil nas décadas de 1930 e 40-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.