
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Amurabi Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44439 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22201/iis.01882503p.2021.1.60026 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881691 | - |
| Descrição: dc.description | This article analyzes the history of Catholic sociology in Brazil between the 1920s and 1940s. It is based on the hypothesis that school textbooks reflected the projects presented by Catholic sociologists in the Brazilian educational field that reacted against attempts to explain the society in ways alien to the Christian social conception. It concludes that Catholic sociology failed to impose its interpretation of the social world and that, as it became more dissociated, this sociology approached other paradigms, thus configuring what would be considered a scientific sociology. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo analiza la historia de la sociología católica en Brasil entre las décadas de los años veinte y cuarenta, partiendo de la hipótesis de que los manuales escolares reflejaban los proyectos y las disputas en el campo educativo brasileño planteados por los intelectuales de la sociología católica que se opusieron al proyecto de una sociología que explica el mundo fuera de la concepción social cristiana. Se concluye que la sociología católica no logró imponer su interpretación del mundo social en el campo de la sociología, y que en su proceso de disociación se acercó a otros paradigmas, demarcando lo que sería considerada una sociología científica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidad Nacional Autónoma de México | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Mexicana de Sociología - Revista Mexicana de Sociología por Universidad Nacional Autónoma de México se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional. Fonte: http://revistamexicanadesociologia.unam.mx/index.php/rms/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 08 ago. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Igreja Católica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia católica | - |
| Título: dc.title | La sociología católica en Brasil a través de textos escolares | - |
| Título: dc.title | Catholic sociology in Brazil through school textbooks | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: