Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Cátedra UNESCO em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita, Robson da Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Amiel, Tel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:23:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:23:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7102-7743 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-1775-1148 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881671 | - |
Descrição: dc.description | A provisão de Recursos Educacionais Abertos (REA) é feita através de serviços como repositórios e referatórios, os quais demandam esforços significativos para serem criados e mantidos. A sustentabilidade desses serviços é usualmente avaliada pela perspectiva financeira. Nesse estudo, buscamos investigar, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) revisada por pares, em português e espanhol, quais fatores impactam a sustentabilidade de serviços REA. A RSL retornou um número limitado de estudos, indicando uma lacuna. Fazendo uso de literatura expandida, um grupo de 13 fatores foram avaliados, por cinco mantenedores de serviços REA, como uma forma de autoavaliação da sustentabilidade dos seu serviços. Os participantes avaliaram os fatores, indicando que a maioria se constitui como relevante para a sustentabilidade de serviços, o que apoia a perspectiva de que a sustentabilidade de serviços REA inclui, mas vai além de recursos financeiros. | - |
Descrição: dc.description | The provision of Open Educational Resources (OER) is done through various services, such as repositories and referatories, that require significant efforts to be created and sustained. Sustainability for these services is usually evaluated from the perspective of securing financial resources. In this study we sought to understand, through a systematic literature review (SLR) of peer reviewed publications in Spanish and Portuguese, what factors impact the sustainability of OER services. The SLR unearthed a paucity of studies, pointing to a gap in research. Based on an extended literature, a group of 13 factors were evaluated by maintainers of five OER service providers, and used for self-assessment of the sustainability of their services. The factors were evaluated by participants, who indicated that most were found to be relevant to sustainability, and supports a wider perspective on OER service sustainability which include, but go beyond, financial considerations. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Secretaría de Postgrado Facultad de Informática Universidad Nacional de La Plata | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra se distribuye bajo Licencia Creative Commons CC-BY-NC 4.0. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos (REA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório digital | - |
Título: dc.title | Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos | - |
Título: dc.title | Analysis of factors that affect the sustainability of repositories for open educational resources | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: