Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Cátedra UNESCO em Educação a Distância-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Robson da Cruz de-
Autor(es): dc.creatorAmiel, Tel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:23:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:23:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.24215/18509959.35.e8-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-7102-7743-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1775-1148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881671-
Descrição: dc.descriptionA provisão de Recursos Educacionais Abertos (REA) é feita através de serviços como repositórios e referatórios, os quais demandam esforços significativos para serem criados e mantidos. A sustentabilidade desses serviços é usualmente avaliada pela perspectiva financeira. Nesse estudo, buscamos investigar, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) revisada por pares, em português e espanhol, quais fatores impactam a sustentabilidade de serviços REA. A RSL retornou um número limitado de estudos, indicando uma lacuna. Fazendo uso de literatura expandida, um grupo de 13 fatores foram avaliados, por cinco mantenedores de serviços REA, como uma forma de autoavaliação da sustentabilidade dos seu serviços. Os participantes avaliaram os fatores, indicando que a maioria se constitui como relevante para a sustentabilidade de serviços, o que apoia a perspectiva de que a sustentabilidade de serviços REA inclui, mas vai além de recursos financeiros.-
Descrição: dc.descriptionThe provision of Open Educational Resources (OER) is done through various services, such as repositories and referatories, that require significant efforts to be created and sustained. Sustainability for these services is usually evaluated from the perspective of securing financial resources. In this study we sought to understand, through a systematic literature review (SLR) of peer reviewed publications in Spanish and Portuguese, what factors impact the sustainability of OER services. The SLR unearthed a paucity of studies, pointing to a gap in research. Based on an extended literature, a group of 13 factors were evaluated by maintainers of five OER service providers, and used for self-assessment of the sustainability of their services. The factors were evaluated by participants, who indicated that most were found to be relevant to sustainability, and supports a wider perspective on OER service sustainability which include, but go beyond, financial considerations.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSecretaría de Postgrado Facultad de Informática Universidad Nacional de La Plata-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra se distribuye bajo Licencia Creative Commons CC-BY-NC 4.0.-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais abertos (REA)-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectRepositório digital-
Título: dc.titleAnálise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos-
Título: dc.titleAnalysis of factors that affect the sustainability of repositories for open educational resources-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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