Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Borges, Mariana de Sousa Dutra | - |
Autor(es): dc.creator | Mangilli, Laura Davison | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Michelli Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Celeste, Letícia Correa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:22:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:22:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30970 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016222 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881524 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: descrever o processo de implantação de Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em unidade hospitalar pública de alta densidade tecnológica no Distrito Federal. Método Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de Experiência com descrição do processo de implantação de Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em unidade hospitalar pública de alta densidade tecnológica no Distrito Federal. Resultados A implantação do Protocolo consistiu em três etapas de trabalho: Etapa 1 - busca na literatura sobre os procedimentos que caracterizariam as melhores práticas propedêuticas e terapêuticas; Etapa 2 - discussão com equipe multidisciplinar para ajustes necessários à execução da proposta de implantação de um Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição; e Etapa 3 - proposta final do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição considerando as particularidades do serviço. Conclusão A proposta final do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição (PADD) apresenta um método sistematizado pré-definido para acompanhar os pacientes com alteração da deglutição de unidades de saúde de alta densidade tecnológica. O PADD propõe-se a favorecer a detecção precoce do distúrbio, a tomada de decisões terapêuticas uniformes, a utilização de métodos propedêuticos e terapêuticos de baixo custo e a auxiliar gestores no processo de avaliar a qualidade do serviço ofertado através da mensuração de indicadores. | - |
Descrição: dc.description | Purpose: to describe the implementation process of a Clinical Practice Protocol for Patients with Swallowing Disorders (CPSD) in a public hospital of high technological density in the Federal District of Brazil. Methods This is an Experience Report study which describes the implementation process of a Clinical Practice Protocol for Patients with Swallowing Disorders in a public hospital of high technological density in the Federal District. Results The protocol was implemented in three stages: Stage 1 - literature search on the procedures that characterize the best propaedeutic and therapeutic practices; Stage 2 - discussion with a multidisciplinary team about the adjustments needed to implement the CPSD; and Stage 3 - Final proposal for the protocol implementation considering the particularities of the service. Conclusion The final proposal of the Clinical Practice Protocol for Patients with Swallowing Disorders (CPSD) provides a predefined, systematic method to monitor patients with swallowing disorders in high technological density health facilities. In addition to being inexpensive, the CPSD fosters decision-making, favors early detection of disorders, and assists managers with evaluating the quality of the service offered. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
Descrição: dc.description | Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CoDAS - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000500501&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 jan. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deglutição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonoaudiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da deglutição | - |
Título: dc.title | Apresentação de um protocolo assistencial para pacientes com distúrbios da deglutição | - |
Título: dc.title | Presentation of a clinical practice protocol for patients with swallowing disorders | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: