Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moura, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Peterson Marco Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes, Patrícia Lemos Bueno | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Fernanda Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Salvador, Larissa de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Maria Raquel Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Haase, Vitor Geraldi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:22:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:22:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30878 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-030011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881518 | - |
Descrição: dc.description | Comprometimentos cognitivos são frequentes na Paralisia Cerebral (PC) e existe uma falta de instrumentos multiprofissionais para uma triagem. Objetivo: investigar a viabilidade do uso do mini-exame do estado mental para crianças (MMC), uma adaptação do mini-exame do estado mental, como uma triagem para comprometimento cognitivo em crianças com PC. Métodos: nós avaliamos 397 crianças brasileiras, 310 com desenvolvimento típico e 87 com PC (hemiplégica e quadriplégica), com idades entre cinco e 16 anos. A associação entre MMC e a inteligência geral foi avaliada através das Matrizes Coloridas Progressivas de Raven. Resultados: os índices psicométricos para o MMC foram adequados. As análises ROC revelaram eficácia diagnóstica para todas as idades avaliadas. Os valores de corte são relatados. Dificuldades importantes na MMC foram observadas em crianças com PC, principalmente em crianças tetraplégicas. Além disso, MMC mostrou correlação moderada com o teste de inteligência e boa precisão na identificação das crianças com PC que possuem habilidades cognitivas prejudicadas. Conclusão: o MMC poderia ser útil como um instrumento de triagem multiprofissional para comprometimento cognitivo em crianças hemiplégicas. Os resultados de MMC em crianças tetraplégicas devem ser interpretados cuidadosamente. O diagnóstico deve ser confirmado por mais testes psicológicos. | - |
Descrição: dc.description | Cognitive impairment is frequent in cerebral palsy (CP) and there is a lack of multiprofessional screening instruments. Objective: the aim of this study was to investigate the utility of the Mini-Mental State Examination for Children (MMC), an adapted version of the Mini-Mental State Examination, in screening for cognitive impairments in children with CP. Methods: we assessed 397 Brazilian children, 310 with typical development and 87 with CP (hemiplegic and quadriplegic forms), aged 5-16 years. Association between the MMC and general intelligence was assessed by the Colored Progressive Matrices instrument. Results: psychometric indexes for the MMC were adequate. ROC analyses revealed effective diagnostic accuracy in all ages assessed. Cut-off values are reported. Major difficulties on the MMC were observed in children with CP, particularly individuals with the quadriplegic form. Moreover, the MMC showed moderate correlation with the intelligence test, and was reliable in discriminating, among clinical cases, those with poorer cognitive abilities. Conclusion: the MMC could be useful as a multiprofessional screening instrument for cognitive impairment in children with hemiplegic CP. Results of the MMC in quadriplegic CP children should be interpreted with caution. Diagnosis should be confirmed by further psychological testing. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Dementia & Neuropsychologia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-57642017000300287&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 jan. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paralisia cerebral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comprometimento cognitivo | - |
Título: dc.title | Mini-mental state exam for children (MMC) in children with hemiplegic cerebral palsy | - |
Título: dc.title | Mini-exame do estado mental para crianças (MMC) na paralisia cerebral | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: