Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alexandre Tolentino de | - |
Autor(es): dc.creator | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:22:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:22:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8770-1314 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6730-8243 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881355 | - |
Descrição: dc.description | Nas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática. | - |
Descrição: dc.description | In classrooms, communicative interactions are crossed byasymmetrical power relations that can compromise students’ participation in school activities, the progress of learning and the development of their creative potential. Thus, the present work aims to analyze how configurations of communicative interactions (established in individual work, in a group without power mediation and in a group with power mediation) influence the development of shared creativity in mathematics of Brazilian students of the fifth grade of elementary school. Based on the theories ofshared cognition, distributed creativity and critical discourse analysis, we verified, through mixed methodology, that the groups presented higher levels of creativity in the forms of group work. However, with power mediation, there was qualification of mathematical productions, and more original ideas were presented. It is concluded that the few communicative interactions during classes and the production of barriers to shared creativity in mathematics resulted in unfavorable situations for everyone's effective learning. This situation was overcome when students underwent the Creative Sharing Methodology. Thus, the importance of teaching activity for the development of students’shared creativity is shown, promoting communicative interactions that enable learning and creative production in mathematics. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação de Professores de Matemática (APM) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Direitos de Autor (c) 2020 Quadrante (CC BY NC) Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de poder | - |
Título: dc.title | Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada | - |
Título: dc.title | Discourses on communicative interactions in math classes and the development of shared creativity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: