Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCoelho, Cristina M. Madeira-
Autor(es): dc.creatorRaposo, Patricia Neves-
Autor(es): dc.creatorSilva, Eduardo Xavier da-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ana Carolina Freitas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:22:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:22:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881322-
Descrição: dc.descriptionUma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.-
Descrição: dc.descriptionAn educational work experience is used to describe how a Virtual Learning Environment, the Moodle, was made accessible for the visually impaired. Three aspects are emphasized: textual description of images and tables; organization of the information, and the specific configuration of Moodle’s text editor for the use of screen reading software. We conclude by pointing out that the main value of the educational process, in both its aspects of inclusion and technology use, is in the challenges that allowed us to advance in our understanding of the relationship among subjects/teaching and learning/knowledge in new types of educational experiences.-
Descrição: dc.descriptionUna experiencia de trabajo pedagógico es utilizada para describir la construcción de la accesibilidad en un Ambiente Virtual de Aprendizaje – AVA para una maestra con discapacidad visual. Tres aspectos son abordados: a) la descripción textual de las imágenes y tablas; b) la organización de las informaciones; c) la configuración específica del editor de textos del MOODLE para la utilización del software leedor de pantallas. Se concluye indicando que el valor de la experiencia educacional, tanto en su aspecto inclusivo como en el uso de las nuevas tecnologías en la educación, está en los desafíos que nos han traído y que nos permiten avanzar nuestra comprensión sobre la relación sujeto/enseñanza-aprendizaje/conocimiento, en nuevas formas de vivencias educacionales.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsLinhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleAcessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.