Contextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLignelli, César-
Autor(es): dc.creatorMundim, Tiago Elias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:22:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:22:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881244-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se propõe a fazer uma contextualização do Teatro Musical contemporâneo a partir de problematizações do treinamento do ator-cantor-bailarino que deseja atuar neste estilo teatral, associando o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas com o conceito do ensino e aprendizado por meio da teoria das Inteligências Múltiplas. Inicialmente foram analisadas características da Tragédia Grega sob o ponto de vista de Friedrich Nietzsche e da Obra de Arte Total descrita por Richard Wagner, que foram absorvidas ou adaptadas ao Teatro Musical, especialmente no que diz respeito à busca pelo encantamento – tanto do público quanto dos próprios atores em cena – e a relação com a multilinguagem artística utilizada em cada um desses estilos. Em seguida, com o intuito de traçar um panorama do Teatro Musical na contemporaneidade, foram descritos alguns conceitos e características desse estilo e como são realizadas e concebidas algumas dessas produções, detalhando sobre o que os enredos dos musicais estão discutindo e como isto pode influenciar nas técnicas exigidas no treinamento do ator-cantor-bailarino, buscando uma relação entre a formação dos intérpretes, a forma da encenação e os resultados estéticos esperados por este mercado. Para finalizar, foi elaborada uma tentativa de se criar um paralelo entre as habilidades cognitivas específicas dos atores-cantores-bailarinos de Teatro Musical e o conceito do ensino e aprendizado por meio das Inteligências Múltiplas. Com o intuito de se fazer uma relação entre essa teoria e os treinamentos oferecidos atualmente no Brasil e nos EUA, também foi realizada uma análise curricular de alguns cursos de Artes Cênicas e de Teatro Musical que são oferecidos em ambos os países, levando-se em consideração a formação e o treinamento de atores-cantores-bailarinos que estão em cartaz em produções profissionais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present work intends to contextualize about contemporary Musical Theater from problems found in the training of the actor-singer-dancer who desires to act in this theatrical style, by associating the development of their cognitive skills with the conception of teaching and learning through the Multiple Intelligences theory. First, Greek Tragedy’s characteristics were analyzed from Friedrich Nietzsche’s point of view and also the Total Work of Art’s characteristics described by Richard Wagner, which have been absorbed or adapted to Musical Theatre, specially in regard to the search for the enchantment – both the public’s and the actors on stage’s – and the relation with the multi-language arts used in each of those styles. Next, in order to outline an overview of Musical Theatre in contemporaneity, some concepts and characteristics of this theatrical style and how some productions are designed and developed were here described, detailing about what musicals’ plots are about and how they may influence the required techniques in actor-singer-dancer’s training, searching for a relation among the training of interpreters, the format of staging and the aesthetic results expected by this market. Finally, an attempt to create a parallel between Musical Theatre actor-singer-dancer’s specific cognitive skills and the conception of teaching and learning through the Multiple Intelligences was developed. In order to make a connection between this theory and the trainings offered in Brazil and in the USA, a curriculum analysis of some Performing Arts and Musical Theatre courses offered in both countries was conducted, considering professional actor-singer-dancer’s degree courses and training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMusicais-
Palavras-chave: dc.subjectInteligências múltiplas-
Palavras-chave: dc.subjectArtistas - formação-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação-
Palavras-chave: dc.subjectMultilinguagem artística-
Título: dc.titleContextualização do teatro musical na contemporaneidade : conceitos, treinamento do ator e inteligências múltiplas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.