Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sousa Neto, Ariel | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Tássia Milenna Oliveira de | - |
Autor(es): dc.creator | Rissato, Ulysses Pavan | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Priscila Morais Galvão | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Paula Vieira Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Dytz, Jane Lynn Garrison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:21:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:21:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28335 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881180 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo relata uma experiência de educação em saúde sobre sexualidade, conduzida por monitores do PET-Saúde, da Universidade de Brasília, do subgrupo de Planejamento Familiar. As oficinas foram realizadas com adolescentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios de Ceres e Santa Isabel, em Goiás. Foram abordadas questões sobre sexualidade; gravidez; métodos anticoncepcionais; doenças sexualmente transmissíveis. Os alunos, divididos em grupos, formularam as perguntas anonimamente e as responderam, por sorteio. Os monitores coordenaram as atividades, orientaram os alunos na elaboração das respostas e simularam o uso de métodos contraceptivos (preservativos masculino e feminino). A experiência evidenciou a importância do desenvolvimento de uma ação crítica, reflexiva e participativa para a promoção da saúde dos adolescentes, abordando-se o tema sexualidade dentro da realidade local. A intenção do trabalho foi estabelecer um meio eficaz e criativo de abordagem dessa temática no âmbito escolar em conjunto com o serviço de atenção básica desses municípios, favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade, que é um dos objetivos principais do programa PET-Saúde. | - |
Descrição: dc.description | This article reports on an experience in health education on sexuality led by monitors from the Educational Program for Health Work from the University of Brasília, belonging to the Family Planning subgroup. The workshops included teenagers from public elementary and secondary schools in the municipalities of Ceres and Santa Isabel, Goiás State. The workshops discussed issues on sexuality, pregnancy, contraceptive methods, and sexually transmitted diseases. The students, divided into groups, prepared the questions anonymously and answered them by random selection. The monitors coordinated the activities, oriented the students in elaborating the answers, and simulated the use of contraceptive methods (male and female condoms). The experience showed the importance of developing critical, reflexive, and participatory action for health promotion with teenagers, approaching the theme of sexuality within the local reality. The project's goal was to establish an effective and creative means for approaching this topic within the school setting, together with the primary care service in these communities, favoring integration between teaching, health services, and the community, one of the principal objectives of the Educational Program for Health Work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Educação Médica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Educação Médica - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200012&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Título: dc.title | Programa de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas : oficina sobre sexualidade | - |
Título: dc.title | The educational program for health work in schools : workshop on sexuality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: