Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:21:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:21:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-2336-7684 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-4434-6671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881173 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical. | - |
Descrição: dc.description | The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marx, Karl, 1818-1883 | - |
Título: dc.title | A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural | - |
Título: dc.title | The education-music unity : music education in cultural-historical theory | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: