Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHartmann, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:21:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:21:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43373-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5965/23580925242020029-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-1203-5027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881169-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.-
Descrição: dc.descriptionThis article is about questions: how and what to ask children in a pandemic situation, and about the questions-answers they gave to our questions. I describe, initially, the process of devel opment shared between adults and children of a question naire aimed at children from 6 to 12 years who experienced the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic. Next, I analyze some of the answers that were given in the format of questions. These questions emerge as a challenge, a doubt, a reflection of the children about the adult categories, demands and perceptions. The objective of this article is to problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherNúcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827.Acesso em: 12 abr. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do teatro-
Título: dc.titleComo fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.