Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Hartmann, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:21:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:21:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43373 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5965/23580925242020029 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-1203-5027 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881169 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo. | - |
Descrição: dc.description | This article is about questions: how and what to ask children in a pandemic situation, and about the questions-answers they gave to our questions. I describe, initially, the process of devel opment shared between adults and children of a question naire aimed at children from 6 to 12 years who experienced the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic. Next, I analyze some of the answers that were given in the format of questions. These questions emerge as a challenge, a doubt, a reflection of the children about the adult categories, demands and perceptions. The objective of this article is to problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827.Acesso em: 12 abr. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do teatro | - |
Título: dc.title | Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: