Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iasbeck, Luiz Carlos Assis | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Anna Amelia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:21:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:21:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37667 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/881139 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003. | - |
Descrição: dc.description | A partir da semiótica da cultura e de textos de outras vertentes teóricas, esta dissertação se propõe a uma possível leitura das histórias em quadrinhos do quadrinista paulistano Fernando Gonsales, em particular das tiras publicadas diariamente no jornal Folha de São Paulo, sob o nome Níquel Náusea, sua principal personagem. Além da avaliação de suas personagens, do seu traço, da estruturação do riso nas suas tiras e do diálogo antropofágico com o Mickey Mouse e com o universo de Disney, a dissertação também enseja uma discussão do papel e do lugar das “tirinhas” dentro do espaço jornalístico. Para além do simples entretenimento, mas sem recusar esse perfil, as “tirinhas” de Fernando Gonsales praticam um salutar exercício crítico, ressignificando sua própria localização nas páginas do jornal. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Drawing from cultural, semiotic and other theoretical frames of reference, this dissertation presents a reading o f the work of São Paulo cartoonist Fernando Gonsales. In this study are primarily investigated his comic strips, which are published daily in the Folha de São Paulo newspaper under the name of his main character Niquel Nausea. Beyond the analysis of character representation, line, punch line structure, and the anthropofagical dialogue with the Disney universe, particularly with Mickey Mouse, this dissertation also critically assesses and debates the role and place of comic strips within the body of the newspaper and within journalistic communication at large. Fernando Gonsales’ comic strips, by aiming beyond entertainment and yet not denying this function, practice a healthy critical exercise of resignifying their own situation within the pages of newspapers. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Título: dc.title | Um banquete nos esgotos : uma leitura das tiras de Fernando Gonsales | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: