Estudo das necessidades informacionais dos gestores de unidades arquivíscas : o caso do arquivo do Senado Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo Júnior, Rogério Henrique de-
Autor(es): dc.creatorLeite, Thailine de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:21:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:21:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880946-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2021.-
Descrição: dc.descriptionTrata das necessidades de informação dos gestores de Arquivo de unidades arquivísticas que compõem o Arquivo do Senado Federal. A abordagem metodológica do estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho descritivo e adota como estratégia de investigação o estudo de caso. Discute a relação entre a informação, o gestor de arquivo e seu ambiente de atuação no processo de tomada de decisão, destacando que o atendimento das demandas informacionais dos gestores de unidades arquivísticas promove a melhoria de suas decisões e do cumprimento de suas atribuições. Discorre sobre a gestão da informação como ferramenta de agregação de valor à informação e de desenvolvimento dos processos da unidade arquivística. Foca na relevância do estudo de usuários de arquivo na elaboração e aperfeiçoamento dos produtos e serviços da unidade e na satisfação dos usuários da informação. A coleta de dados junto aos gestores das unidades arquivísticas da amostra foi realizada através de entrevista estruturada. Os resultados da pesquisa apontam elementos que dificultam o acesso, uso e busca da informação pelos gestores para sua tomada de decisão, impactos da pandemia da Covid-19 no desenvolvimento das atividades e aperfeiçoamentos a serem executados quanto à interação dos gestores com os usuários do Arquivo. A pesquisa expõe as principais transformações administrativas ocorridas no Arquivo do Senado Federal desde a sua criação e apresenta análise SWOT realizada no ambiente estudado para elaboração de diagnóstico estratégico e proposição de aprimoramentos. Através dos resultados obtidos, é apresentado um protocolo de identificação de necessidades informacionais para unidades arquivísticas. O instrumento foi desenvolvido para obtenção de informações através do monitoramento ambiental, da análise do comportamento informacional dos gestores e do atendimento às expectativas dos usuários das unidades, com o objetivo de promover melhorias nos produtos e serviços informacionais oferecidos pelas unidades arquivísticas, o qual também pode ser aplicado em diferentes unidades de informação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionIt deals with the information needs of Archive managers of archival units that compose the Brazilian Senate Archive. The methodological approach of the study is characterized as qualitative, descriptive and adopts the case study as its research strategy. It discusses the relationship between information, the archive manager and their working environment in the decision-making process, emphasizing that meeting the informational demands of archival unit managers promotes the improvement of their decisions and the fulfillment of their attributions. It discusses information management as a tool for adding value to information and for developing the processes of the archival unit. It focuses on the relevance of the archival user studies in the development and improvement of the unit's products and services and on the satisfaction of information users. Data collection from the managers of the sample's archival units was carried out through a structured interview. The survey results point to elements that make it difficult for managers to access, use and seek information for their decision-making, impacts of the Covid-19 pandemic on the development of activities and improvements to be made regarding the interaction of managers with users of the Archive. The research exposes the main administrative transformations that have taken place in the Brazilian Senate Archive since its creation and presents a SWOT analysis carried out in the studied environment to prepare a strategic diagnosis and propose improvements. Through the results obtained, a protocol for identifying informational needs for archival units is presented. The instrument was developed to obtain information through environmental monitoring, analysis of the informational behavior of managers and meeting the expectations of users of the units, with the aim of promoting improvements in informational products and services offered by archival units, which can also be applied to different information units.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da informação-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades informacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de usuários-
Palavras-chave: dc.subjectGestor de arquivo-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade arquivística-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos-
Título: dc.titleEstudo das necessidades informacionais dos gestores de unidades arquivíscas : o caso do arquivo do Senado Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.