Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Rafaella Lira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880727 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Pensar acerca das escolas-parque de Brasília é remontar um pouco da história da Capital brasileira e também rememorar um anseio que ainda não pôde ser desenvolvido em sua plenitude. Contudo, o projeto dessas escolas representa um ideal ambicioso quanto às transformações educacionais e sociais, dotado de pressupostos filosóficos e de uma intencionalidade expressa nos detalhes do espaço, da arquitetura, da relação com a comunidade e a cidade e no entrosamento das crianças com a arte, o lazer e com os seus próprios corpos. Dessa maneira, curiosas por conhecer como essa inventividade caminha em seus diferentes tempos, almejamos analisar, em uma perspectiva comparada, as ideias originárias para as escolas-parque acerca das experiências artísticas e suas transformações na contemporaneidade. Referenciadas no filósofo pragmatista norte-americano John Dewey (1936, 1946, 1980, 1998, 2002, 2005, 2007, 2010, 2011, 2012, 2015) e no educador brasileiro Anísio Teixeira (1925, 1959, 1961, 1967, 1996, 1999, 2000, 2007, 2011), partimos da seguinte problemática: como os ideários pioneiros das escolas-parque de Brasília dialogam com as percepções dos arte-educadores acerca das experiências artísticas na contemporaneidade dessas instituições? Para tal, realizamos uma revisão sistemática da literatura e análises documentais, bem como empreendemos entrevistas semiestruturadas com nove arte-educadores da Escola Parque da 313/314 Sul. O estudo tem natureza qualitativa e aporta-se na abordagem dos estudos comparados em educação entre os tempos. Para a significação interpretativa das entrevistas, estabelecemos ainda uma interface com a análise pragmática da conversação. Os resultados de nosso estudo indicam que as concepções originárias das escolas-parque para a arte-educação e para as experiências artísticas almejavam contribuir para a formação ampla dos estudantes, de maneira a torná-los aptos às transformações da vida e ao exercício democrático. Esse arranjo constituía um lócus de poiesis educativa e se poria como uma referência para a educação nacional. Diante da diversidade cultural que se estabeleceu em Brasília, as escolas-parque, via arte-educação, se forjaram como um espaço para o entrelaço de culturas e construtor de uma identidade para a cidade de Brasília, além de mediar a autoexpressão, a liberdade, a resistência e a emancipação. Com as mudanças das perspectivas políticas e educacionais no país, que decorrem também de uma agenda mundial neoliberal, o período contemporâneo é marcado pelas mudanças no formato de atendimento das escolas-parque e pela inserção dessas instituições em planos e metas nacionais. Com a (re)implementação da educação em tempo integral, desafios e atravessamentos se puseram à arte-educação e às experiências artísticas. | - |
Descrição: dc.description | To think about the park schools (escolas-parque) in Brasília is to retrace small portions of the history of the Capital of Brazil and also to recall a yearning for something which could not yet be developed to its fullest potential. However, the project of these schools represents an ambitious ideal regarding educational and social transformations, characterized by philosophical assumptions and an intentionality expressed in the details of the space, the architecture, the relationship with the community and the city, and the interaction of children with art, leisure, and their own bodies. Thus, aroused by a curiosity to know how this inventiveness has progressed in its different times, we aim to analyze, in a comparative perspective, the original ideas for park schools regarding the artistic experiences and their transformations in contemporary times. Grounded in the work of the North American pragmatist philosopher John Dewey (1936, 1946, 1980, 1998, 2002, 2005, 2007, 2010, 2011, 2012, 2015) and the Brazilian educator Anísio Teixeira (1925, 1959, 1961, 1967, 1996, 1996, 2000, 2007, 2011), we proposed the following research question: how do the pioneering ideals of park schools in Brasília dialogue with the perceptions of art educators regarding the contemporary artistic experiences of these institutions? To this end, we carried out a systematic review of the literature and document analysis, as well as semi-structured interviews with nine art educators from the Escola Parque da 313/314 Sul. The study has a qualitative nature and is based on a comparative studies in education approach between times. To interpret the meaning of the interviews, we also used the pragmatic analysis of conversation. The results of our study indicate that the original conceptions of park schools for art education and artistic experiences aimed to contribute to the broad development of students, so that they were ready for life transformations and the democratic exercise. This arrangement constituted a locus of educational poiesis and would serve as a reference for national education. In face of the cultural diversity stablished in Brasília, the park schools, through art education, were forged as a space for the intertwining of cultures and for building an identity for the city of Brasília, in addition to mediating self-expression, freedom, resistance and emancipation. With the changes in the political and educational perspectives in the country, which also stem from a neoliberal global agenda, the contemporary period is marked by changes in the service provided by park schools and by the insertion of these institutions in national plans and goals. With the (re)implementation of full-time education programs, challenges and obstacles were posed to art education and artistic experiences. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Parque - Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências artísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação comparada | - |
Título: dc.title | Arte-educação e experiências artísticas nas Escolas-Parque de Brasília : concepções e transformações no tempo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: