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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gomes, Nelson Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Neto, Paulo Penteado de Faria e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:20:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:20:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/880717 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo: Resumo. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo procura desenvolver uma abordagem filosófica não-exaustiva sobre os principais argumentos envolvidos no debate sobre a adoção de cotas étnico-raciais - uma modalidade de ação afirmativa - nas universidades públicas brasileiras. A pesquisa parte da teoria da argumentação e da lógica informal (estudo dos aspectos da argumentação que não dependem exclusivamente da forma lógica) para compreender uma discussão concreta, como produzida em linguagem natural. Compartilhamos a tese segundo a qual o estudo da linguagem comum é filosoficamente elucidativo. Nosso objetivo primordial é sumariar e criticar os principais argumentos apresentados em alguns padrões dialógicos selecionados, para identificar, em cada um deles, a racionalidade subjacente, certas propriedades características e fundamentos justificatórios, eventuais falácias, bem como a interação entre diversas áreas de argumentos. Almejando alcançar uma compreensão pragmática do debate e epitomar os prós e os contras das cotas raciais nas universidades brasileiras, procuramos sintetizar, da forma mais imparcial possível, os argumentos reais apresentados. Também demos particular atenção a argumentos especificamente desenvolvidos em certos campos argumentativos considerados de interesse, como filosofia, política, direito, sociologia, antropologia, economia, história e educação. Como resultado, pode-se concluir que os argumentos reais não se processam de forma isolada. Ao contrário, o emprego dos mais variados fundamentos, provenientes de diferentes áreas, permite a elaboração de uma verdadeira estratégia argumentativa. Além disso, mesmo argumentos formalmente inválidos, incorretos ou falaciosos podem ser admissíveis no contexto de uma estratégia discursiva particular, na defesa do macroargumento. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de cotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica informal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
Título: dc.title | Estratégias argumentativas em torno da política de cotas étnico-raciais na universidade pública : elementos de lógica informal e teoria da argumentação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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